Aporofobia de Esquerda

Por Roberto Malvezzi (Gogó)* Aporofobia é um neologismo feio, do grego, significa desprezo pelos pobres, e está na moda. Ela se manifesta em expressões que qualificam os mais empobrecidos como “vagabundos”, “inúteis”, “parasitas”, “só servem para votar”, ou em gestos concretos, quando uma prefeitura ergue espadas debaixo de uma ponte para que eles não durmam ali, ou uma igreja manda…

Continuar lendo Aporofobia de Esquerda

Declaração de Voto – Por Roberto Malvezzi (Gogó)

Por Roberto Malvezzi (Gogó) * Voto contra a fome A miséria O desemprego O lucro de poucos acima da vida de multidões. Voto pelo SUS Pela educação pública Pela saúde pública Pelo transporte público Pela qualidade de vida Pela Renda Mínima Voto pela moradia digna Pelo saneamento ambiental Pelos territórios quilombolas Pelos territórios indígenas Pelos territórios das Comunidades de Fundo…

Continuar lendo Declaração de Voto – Por Roberto Malvezzi (Gogó)

As vozes negras e indígenas na encruzilhada civilizacional

As vozes negras e indígenas na encruzilhada civilizacional
Indígenas de todo o país realizam marcha pela demarcação de terras e a garantia de seus direitos, na Esplanada dos Ministérios, como parte da programação do Acampamento Terra Livre.

Por Roberto Malvezzi (Gogó)* Há uma explosão de vozes negras e indígenas – masculinas e femininas – no mundo contemporâneo, o que constitui um fenômeno inovador. Uma das sugestões do Papa Francisco no Sínodo para a Amazônia é que tivéssemos a capacidade de ouvir a fala dos povos originários e tradicionais. Ele chega a afirmar no “Querida Amazônia” que, muitas…

Continuar lendo As vozes negras e indígenas na encruzilhada civilizacional

Esperançar não é receita de autoajuda

Partilho com as leitoras e leitores deste site quatro textos de grande atualidade que recebi por fazer parte de um grupo de estudos. Eles partem de uma reflexão amarga sobre a estupidez de nosso tempo e terminam com a reafirmação da Esperança. Com a autorização dos autores – Roberto Malvezzi e Mauricio Abdalla, nossos companheiros no Movimento Fé e Política…

Continuar lendo Esperançar não é receita de autoajuda

O pão que Bolsonaro amassou

Por Roberto Malvezzi (Gogó)* As Pastorais do Campo sabem muito bem por qual razão o governo federal colocou um jagunço armado em homenagem ao Dia do Agricultor. Porque é assim que o agronegócio trata quem lhe atravessa pela frente, seja posseiro, quilombola, índio ou pequeno agricultor. Nossas estatísticas de assassinatos e conflitos no campo, registrados desde 1985, são também um…

Continuar lendo O pão que Bolsonaro amassou

A retaliação do lixo

A retaliação do lixo
Roberto Malvezzi

por Roberto Malvezzi (Gogó). São 332 barragens nas cabeceiras do Rio São Francisco. Cerca de 70% cheias de rejeitos da mineração. Basta estourar a de Congonhas do Campo, com rejeitos de metais pesados para minerar o ouro, que o Velho Chico estará morto por 100 anos, calculam especialistas da área. Então, Brumadinho e Marianna, que não mandaram aviso, avisaram que…

Continuar lendo A retaliação do lixo

Internet x Escola Sem Partido

Internet x Escola Sem Partido
Roberto Malvezzi

por Roberto Malvezzi (Gogó). Se os pais querem mesmo controlar o que seus filhos aprendem nos tempos atuais, é melhor controlar o celular que o currículo escolar e seus professores. Na era da internet não pode haver maior estupidez que pretender controlar o pensamento humano. A Igreja Católica queimou livros na Idade Média – Fogueira das Vaidades -, Hitler no Terceiro…

Continuar lendo Internet x Escola Sem Partido

Um Paulista Nordestino

Um Paulista Nordestino
Roberto Malvezzi

por Roberto Malvezzi (Gogó) Há quase 40 anos sai de São Paulo e vim morar no Nordeste, em Campo Alegre de Lourdes, extremos da Bahia com o Piauí. Vim com um grupo de amigos e todos estamos por essa região até hoje. Devo minha vida a Dom José Rodrigues e à Diocese de Juazeiro, que nos acolheram àquela época e…

Continuar lendo Um Paulista Nordestino

Discernimentos para o momento atual

Discernimentos para o momento atual
Roberto Malvezzi

A filosofia nos ensinava que o “bom filósofo sabe distinguir”. Na Teologia o discernimento é um dom do Espírito Santo. Porém, discernir não é apenas um ato racional como quer a filosofia, mas buscar com reta intenção e reto coração o que é justo e bom. Então, vamos a alguns discernimentos para o momento atual brasileiro: Primeiro, todos os grandes…

Continuar lendo Discernimentos para o momento atual

O poder dos corruptores

Roberto Malvezzi (Gogó)

A Odebrecht montou um esquema estruturado de propina. Um delator denunciou que “havia um certo prazer de comprar”. Já não era sequer a velha prática das empresas de comprar agentes públicos conforme seus interesses, mas a satisfação de ver tanta gente “comer na mão”.

A prática existe há trinta anos, segundo Emílio. Ele fala rindo, sabendo que tem nas mãos a cabeça de muita gente. Portanto, outros governos também sucumbiram ao poder dos corruptores.

(mais…)

Continuar lendo O poder dos corruptores