Natal sem fome

Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Que este Natal seja um Natal sem fome. E que, a partir de 2023, não falte alimento para a população brasileira. Há quase 30 anos, Betinho – um mineiro movido a idealismo que amargou anos de exílio, mas não desistiu de lutar pelos Direitos Humanos – puxou a campanha “Natal sem fome”. Em uma…

Continuar lendoNatal sem fome

Cultivar a Democracia

Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Em seu discurso após sua diplomação, o Presidente eleito usou a metáfora da semente para referir-se à democracia que “não nasce por geração espontânea. Ela precisa ser semeada, cultivada, cuidada com muito carinho por cada um, e a cada dia, para que a colheita seja generosa para todos.” Num discurso de 14 minutos, a…

Continuar lendoCultivar a Democracia

A Igreja Católica do Brasil está rachando

Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Entre os muitos estragos causados pelo recente processo eleitoral está o agravamento do dissenso no interior da Igreja católica. É como se os remendos que já há algum tempo vinham sendo colocados sobre um tecido esgarçado revelassem de uma hora para outra sua inutilidade. Não há mais como esconder: a Igreja católica está dividida…

Continuar lendoA Igreja Católica do Brasil está rachando

Fiasco bolsonarista em Aparecida

Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira* A ida de Bolsonaro a Aparecida foi o momento central de sua estratégia para aumentar a votação entre eleitores católicos ainda eleitoralmente indefinidos. Refiro-me àquelas pessoas que não se deixaram convencer pela narrativa bolsonarista, mas tampouco se alinham entre os eleitores de Lula: pessoas cujo voto depende menos de convicções políticas do que de…

Continuar lendoFiasco bolsonarista em Aparecida

Voto para deputado/a (e senador)

Por Pedro Ribeiro* Ao votar para Deputados federais e estaduais é muito importante considerar o Partido, porque é a soma dos votos do Partido que define quantos deputados ele elege. A pessoa em quem você vota só será eleita se o Partido dela tiver vagas suficientes. Se não tiver, será eleita outra pessoa do mesmo Partido que tenha sido mais…

Continuar lendoVoto para deputado/a (e senador)

A Dimensão Política do Cristianismo

Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Diante do envolvimento de tantos clérigos católicos e pastores evangélicos a favor de uma candidatura que promete proteger as Igrejas cristãs contra seus pretensos inimigos, proponho uma breve apreciação histórica das relações entre Fé, Igrejas cristãs e Poder político. Focalizo principalmente a Igreja católica romana, por ser nela que vivencio a Fé cristã. A…

Continuar lendoA Dimensão Política do Cristianismo

Política contra as armas ideológicas da morte

Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Em meio às trevas que se avolumam no Brasil e no Mundo – com raros espaços de recente florescimento da democracia – o Ensino Social de Francisco é luz para iluminar um caminho que leve a um regime político fundado nos Direitos Humanos e da Terra. Para perceber seu valor, convém entender o que…

Continuar lendoPolítica contra as armas ideológicas da morte

Desarmamento: o caminho da Paz

Pedro A. Ribeiro de Oliveira* A guerra na Ucrânia colocou em pauta o problema da violência no mundo contemporâneo. Não que o mundo estivesse em paz, mas o ataque desferido pela Rússia tem por alvo um país protegido pelos EUA e pelas forças da OTAN, que incluem um arsenal nuclear maior do que o da Rússia e China juntas. O…

Continuar lendoDesarmamento: o caminho da Paz

É hora de deixar-se encantar pela Política

Read more about the article É hora de deixar-se encantar pela Política
Foto: Guilherme Cavalli/Cimi

Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Ao término de sua Assembleia Geral os bispos católicos dirigiram ao Povo brasileiro uma mensagem de “fé, esperança e corajoso compromisso com a vida”. Seu contexto é a “grave crise sanitária” que tornou mais intensa a “crise ética, econômica, social e política que já nos desafiava bem antes da pandemia, escancarando a desigualdade estrutural”. Os…

Continuar lendoÉ hora de deixar-se encantar pela Política

CNBB toma posição face à realidade atual

Read more about the article CNBB toma posição face à realidade atual
Foto: Site CNBB

*Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira Ao fim da primeira etapa da Assembleia Geral deste ano, os bispos católicos dirigiram ao povo uma mensagem de “fé, esperança e corajoso compromisso com a vida”. Seu contexto é a “grave crise sanitária” que tornou mais intensa a “crise ética, econômica, social e política que já nos desafiava bem antes da pandemia, escancarando…

Continuar lendoCNBB toma posição face à realidade atual