É hora de deixar-se encantar pela Política

É hora de deixar-se encantar pela Política
Foto: Guilherme Cavalli/Cimi

Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Ao término de sua Assembleia Geral os bispos católicos dirigiram ao Povo brasileiro uma mensagem de “fé, esperança e corajoso compromisso com a vida”. Seu contexto é a “grave crise sanitária” que tornou mais intensa a “crise ética, econômica, social e política que já nos desafiava bem antes da pandemia, escancarando a desigualdade estrutural”. Os…

Continuar lendo É hora de deixar-se encantar pela Política

CNBB toma posição face à realidade atual

CNBB toma posição face à realidade atual
Foto: Site CNBB

*Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira Ao fim da primeira etapa da Assembleia Geral deste ano, os bispos católicos dirigiram ao povo uma mensagem de “fé, esperança e corajoso compromisso com a vida”. Seu contexto é a “grave crise sanitária” que tornou mais intensa a “crise ética, econômica, social e política que já nos desafiava bem antes da pandemia, escancarando…

Continuar lendo CNBB toma posição face à realidade atual

Fraternidade e Educação

*Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira “O importante é entender que somos todos educadores e educadoras, seja qual for nosso espaço de atuação (…)” Estamos em plena quaresma, e, nesse tempo de conversão, a Igreja católica, em sintonia com outras Igrejas cristãs do Brasil, promove a já tradicional Campanha da Fraternidade. Como diz o texto base deste ano, “converter-se é…

Continuar lendo Fraternidade e Educação

Verdade, cegueira e frutos bons

Verdade, cegueira e frutos bons
A low angle shot of high trees with green leaves under the clear sky

Reflexão sobre o Evangelho segundo Lucas 6,39-45 - Diz-se que a primeira vítima de toda guerra é a verdade. Onde encontrar a verdade nessa guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia? Estamos como cegos guiados por cegos, como diz Jesus no texto de Lucas. Ou pior, embora sejamos capazes de enxergar, somos alvo de campanhas de desinformação que nos cegam, tornando…

Continuar lendo Verdade, cegueira e frutos bons

Partido, eleições e mudanças estruturais

Por Pedro Ribeiro de Oliveira * A geração política a que pertenço foi marcada pelo êxito da revolução cubana (1959). Ela parecia ser a demonstração cabal de que só um grande movimento social, liderado por um Partido com ideologia revolucionária, consegue derrotar o capital em sua fase imperialista por meio de uma insurreição popular. O fundamento dessa concepção estava nas…

Continuar lendo Partido, eleições e mudanças estruturais

A Igreja Católica no Pacto Pela Vida

Representada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – a Igreja Católica Romana uniu-se a outras cinco entidades da sociedade civil para juntas tomarem posição diante da realidade de mais de meio milhão de mortes provocadas pelo coronavirus. Realçamos aqui duas dimensões dessa iniciativa. A primeira é de ordem teológica: manifesta a orientação do Concílio Vaticano II de…

Continuar lendo A Igreja Católica no Pacto Pela Vida

Em defesa dos Povos Indígenas e comunidades tradicionais

Em defesa dos Povos Indígenas e comunidades tradicionais
Aldeia Verde - Município de Ladainha em Minas Gerais

Oportuno projeto de Lei foi aprovado pelo Congresso Nacional para enfrentar a Covid-19 nos Territórios Indígenas, comunidades quilombolas e demais comunidades tradicionais. Ao sancionar a lei, porém, o Presidente da República vetou vários artigos que protegiam os Povos Indígenas, alegando a falta de recursos orçamentários. A resposta de D. Walmor, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, veio como…

Continuar lendo Em defesa dos Povos Indígenas e comunidades tradicionais

Análise de conjuntura

Análise de conjuntura
Pedro A. Ribeiro de Oliveira - Membro da Coordenação Nacional - Juiz de Fora MG

  Neste momento de pandemia, em que os fatos parecem se atropelar, é quase impossível fazer uma análise abrangente da realidade. Mas não podemos perder de vista a realidade global, porque somos apenas uma parte dela. Por isso, arrisco-me a publicar este texto pensado para os tempos de comunicação por internet, quando a maioria das pessoas (inclusive eu) não leem…

Continuar lendo Análise de conjuntura

E depois do Bolsonaro?

E depois do Bolsonaro?
Pedro A. Ribeiro de Oliveira - Membro da Coordenação Nacional - Juiz de Fora MG

Propostas para reverter a economia em favor dos setores empobrecidos dependem da capacidade política da esquerda, hoje sabidamente fragilizada.

Continuar lendo E depois do Bolsonaro?