Voto para deputado/a (e senador)

Por Pedro Ribeiro* Ao votar para Deputados federais e estaduais é muito importante considerar o Partido, porque é a soma dos votos do Partido que define quantos deputados ele elege. A pessoa em quem você vota só será eleita se o Partido dela tiver vagas suficientes. Se não tiver, será eleita outra pessoa do mesmo Partido que tenha sido mais…

Continuar lendo Voto para deputado/a (e senador)

A Dimensão Política do Cristianismo

Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Diante do envolvimento de tantos clérigos católicos e pastores evangélicos a favor de uma candidatura que promete proteger as Igrejas cristãs contra seus pretensos inimigos, proponho uma breve apreciação histórica das relações entre Fé, Igrejas cristãs e Poder político. Focalizo principalmente a Igreja católica romana, por ser nela que vivencio a Fé cristã. A…

Continuar lendo A Dimensão Política do Cristianismo

Política contra as armas ideológicas da morte

Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Em meio às trevas que se avolumam no Brasil e no Mundo – com raros espaços de recente florescimento da democracia – o Ensino Social de Francisco é luz para iluminar um caminho que leve a um regime político fundado nos Direitos Humanos e da Terra. Para perceber seu valor, convém entender o que…

Continuar lendo Política contra as armas ideológicas da morte

Desarmamento: o caminho da Paz

Pedro A. Ribeiro de Oliveira* A guerra na Ucrânia colocou em pauta o problema da violência no mundo contemporâneo. Não que o mundo estivesse em paz, mas o ataque desferido pela Rússia tem por alvo um país protegido pelos EUA e pelas forças da OTAN, que incluem um arsenal nuclear maior do que o da Rússia e China juntas. O…

Continuar lendo Desarmamento: o caminho da Paz

É hora de deixar-se encantar pela Política

É hora de deixar-se encantar pela Política
Foto: Guilherme Cavalli/Cimi

Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Ao término de sua Assembleia Geral os bispos católicos dirigiram ao Povo brasileiro uma mensagem de “fé, esperança e corajoso compromisso com a vida”. Seu contexto é a “grave crise sanitária” que tornou mais intensa a “crise ética, econômica, social e política que já nos desafiava bem antes da pandemia, escancarando a desigualdade estrutural”. Os…

Continuar lendo É hora de deixar-se encantar pela Política

CNBB toma posição face à realidade atual

CNBB toma posição face à realidade atual
Foto: Site CNBB

*Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira Ao fim da primeira etapa da Assembleia Geral deste ano, os bispos católicos dirigiram ao povo uma mensagem de “fé, esperança e corajoso compromisso com a vida”. Seu contexto é a “grave crise sanitária” que tornou mais intensa a “crise ética, econômica, social e política que já nos desafiava bem antes da pandemia, escancarando…

Continuar lendo CNBB toma posição face à realidade atual

Fraternidade e Educação

*Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira “O importante é entender que somos todos educadores e educadoras, seja qual for nosso espaço de atuação (…)” Estamos em plena quaresma, e, nesse tempo de conversão, a Igreja católica, em sintonia com outras Igrejas cristãs do Brasil, promove a já tradicional Campanha da Fraternidade. Como diz o texto base deste ano, “converter-se é…

Continuar lendo Fraternidade e Educação

Verdade, cegueira e frutos bons

Verdade, cegueira e frutos bons
A low angle shot of high trees with green leaves under the clear sky

Reflexão sobre o Evangelho segundo Lucas 6,39-45 - Diz-se que a primeira vítima de toda guerra é a verdade. Onde encontrar a verdade nessa guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia? Estamos como cegos guiados por cegos, como diz Jesus no texto de Lucas. Ou pior, embora sejamos capazes de enxergar, somos alvo de campanhas de desinformação que nos cegam, tornando…

Continuar lendo Verdade, cegueira e frutos bons

Partido, eleições e mudanças estruturais

Por Pedro Ribeiro de Oliveira * A geração política a que pertenço foi marcada pelo êxito da revolução cubana (1959). Ela parecia ser a demonstração cabal de que só um grande movimento social, liderado por um Partido com ideologia revolucionária, consegue derrotar o capital em sua fase imperialista por meio de uma insurreição popular. O fundamento dessa concepção estava nas…

Continuar lendo Partido, eleições e mudanças estruturais

A Igreja Católica no Pacto Pela Vida

Representada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – a Igreja Católica Romana uniu-se a outras cinco entidades da sociedade civil para juntas tomarem posição diante da realidade de mais de meio milhão de mortes provocadas pelo coronavirus. Realçamos aqui duas dimensões dessa iniciativa. A primeira é de ordem teológica: manifesta a orientação do Concílio Vaticano II de…

Continuar lendo A Igreja Católica no Pacto Pela Vida