Análise de Conjuntura com Pedro Stédile

O Conselho Nacional de Leigas/os do Brasil e o Movimento Nacional Fé e Política, membros da REFEP – Rede Brasileira Fé e Política firmaram parceria para fazer Análise da Conjuntura toda 2ª terça-feira de cada mês. O tema deste mês será Movimentos Sociais e a Construção da Resistência. Dia 8 de junho, terça-feira, às 20h (horário de Brasília). Links: Facebook…

Continuar lendo Análise de Conjuntura com Pedro Stédile

A Fome e nós

Estima-se que agora, enquanto você lê esse artigo, 19 milhões de brasileiros estejam passando fome. Diante disso, não podemos fazer de conta que está tudo bem e ficar em paz. Como dizia o bispo Pedro Casaldáliga, “tudo é relativo. Absoluto, só Deus... e a fome”. Ela tem que nos incomodar. Sendo uma população que se identifica como cristã – em…

Continuar lendo A Fome e nós

Convite à Fraternidade: mensagem de Francisco

Em meio a essa pandemia que ceifa tantas vidas e causa tanta tristeza, é preciso não nos deixarmos abater, mas ver com confiança o futuro. É o que nos pede o Papa na Fratelli tutti. Para quem ainda não conhece a encíclica, aqui vai uma amostra. Depois de emitir um severo juízo de valor contra o egoísmo reinante hoje –…

Continuar lendo Convite à Fraternidade: mensagem de Francisco

Venha participar conosco

O *CNLB* e o *Movimento Nacional Fé e Política*, ambos membros da *REFEP – Rede Brasileira Fé e Política*, firmaram parceria para *realizar Análise de Conjuntura, às 20h (horário de Brasília), todas as segundas terças-feiras de cada mês*. Reserve em sua agenda. Essa iniciativa colabora com os esforços de formação das *Mobilizadoras e mobilizadores do CNLB para o Pacto pela…

Continuar lendo Venha participar conosco

São Romero das Américas, sua última homilia

Hoje pela manhã, abri o diretório litúrgico da Igreja Católica no Brasil e descobri que para a celebração deste dia 24 de março, não há a mínima alusão ao martírio de Oscar Romero. Nada. Como se não tivesse existido. Celebra-se a memória de santos filipinos, da Nova Guiné, do Vietnam e claro a maioria dos papas e bispos da Europa.…

Continuar lendo São Romero das Américas, sua última homilia

Lula Livre?

O Ministro Edson Facchin declarou nulos os processos contra o ex-presidente Lula. Isso tornaria o líder de esquerda elegível novamente. Nas condições normais de temperatura e pressão, teríamos uma reviravolta política enorme no país. Entretanto, é preciso atentar para duas coisas. Uma delas, a decisão é monocrática. Ou seja, cabe recurso ao pleno do STF. Seria um dia de parar…

Continuar lendo Lula Livre?

Carta Aos irmãos e irmãs católicos que atacam a campanha da fraternidade

Tudo começou como um comentário. Por isso, não esperem citações bíblicas ou de documentos da Igreja. Falo a vocês como um irmão, que em sua limitação propõe uma reflexão. Peço apenas que não usem o texto para mais ataques, seja qual for a sua posição. Sabem amigos, fui criado na Igreja. Desde muito pequeno frequento as missas com minha família.…

Continuar lendo Carta Aos irmãos e irmãs católicos que atacam a campanha da fraternidade

#RespiraBrasil

Relatório de reunião realizada entre as diferentes Frentes de forças sociais e populares sobre o que podemos fazer juntos, diante da atual conjuntura brasileira. Data: 3 de fevereiro 2021 Participantes. Tivemos quase cem participantes, representando a Frente Brasil Popular (FBP) e a Frente Povo Sem Medo (FPSM), centrais sindicais, partidos políticos de oposição, entidades nacionais, igrejas, povo de terreiro, articulações…

Continuar lendo #RespiraBrasil

2021: Solidariedade, ninguém solta a mão de ninguém, esperançar

2021: Solidariedade, ninguém solta a mão de ninguém, esperançar
Diogo Sant’Anna (foto)

A Diogo Sant’anna, Luiz Alberto Gómez de Souza, Pe. Ticão, Everlindo Henklein, Everanice Malvezzi. 2020 não precisava ter terminado assim. Muito menos 2021 começar desse jeito. Pior final e início de ano da minha vida. Quantos amigos, quantas amigas, companheiras, companheiros se foram! Algumas, alguns, de maneira estúpida, sem explicação, outras, outros, porque o tempo chegou, mais aquelas e aqueles…

Continuar lendo 2021: Solidariedade, ninguém solta a mão de ninguém, esperançar