Esperançar não é receita de autoajuda

Partilho com as leitoras e leitores deste site quatro textos de grande atualidade que recebi por fazer parte de um grupo de estudos. Eles partem de uma reflexão amarga sobre a estupidez de nosso tempo e terminam com a reafirmação da Esperança. Com a autorização dos autores – Roberto Malvezzi e Mauricio Abdalla, nossos companheiros no Movimento Fé e Política…

Continuar lendoEsperançar não é receita de autoajuda

Covid: a saída nas mãos de indústrias sem ética

No século XVII, o desejo por uma sociedade regida pelas leis do mercado compunha o ideal revolucionário da burguesia europeia, cujo poder vinha crescendo cada vez mais no interior do sistema feudal em crise. Acreditava-se que as relações sociais guiadas unicamente pelas regras mercantis possuíam um potencial libertário, capaz de construir o reino da liberdade em contraposição ao domínio fundado…

Continuar lendoCovid: a saída nas mãos de indústrias sem ética

O argumento do cornudo e a reforma da previdência

Read more about the article O argumento do cornudo e a reforma da previdência
Maurício Abdalla é membro histórico, participa desde os primeiros anos de fundação do Movimento Nacional

Está lá no Dicionário de Filosofia de Nicola Abbagnano: "cornudo, argumento". Resume-se assim: Primeira Premissa: Tudo que não perdeste ainda o tens. Segunda premissa: Perdeste o chifre? Conclusão: Se sim, já o tiveste; se não, ainda o tens. por Maurício Abdalla. Ao propor esse curioso sofisma, Eubúlides de Mileto nos chama a atenção para o fato de que ao aceitarmos…

Continuar lendoO argumento do cornudo e a reforma da previdência

A situação brasileira em breves tópicos de fácil entendimento

Read more about the article A situação brasileira em breves tópicos de fácil entendimento
fonte: diplomatique.org.br

É preciso garantir que o Estado tenha dinheiro suficiente para pagamento dos juros. Isso poderia ser feito aumentando os impostos dos mais ricos. Mas, como fazer isso se são os mais ricos que controlam os Governos eleitos ou os empurrados goela abaixo sem votos? No mundo há pessoas muito ricas (donos e acionistas principais das grandes corporações transnacionais industriais ou…

Continuar lendoA situação brasileira em breves tópicos de fácil entendimento

Capitalismo e Política II: Limites da democracia

Read more about the article Capitalismo e Política II: Limites da democracia
Arte: Dhamer

O verdadeiro bastidor da política é a economia e não os corredores do Congresso Nacional, os jantares entre políticos, as relações entre representantes dos três poderes e entre estes e outras figuras da sociedade, as articulações e alianças partidárias, etc. Tudo isso serve bem como objeto para comentaristas de política das grandes empresas de mídia, que acabam fazendo uma espécie…

Continuar lendoCapitalismo e Política II: Limites da democracia

Capitalismo e Política (primeira parte): A corrupção

Read more about the article Capitalismo e Política (primeira parte): A corrupção
Arte: Claudius

Nas democracias burguesas a instituição da representação adquiriu um fim em si mesma. Ao invés de se escolher representantes para servirem como meio para o exercício do poder de toda a sociedade, a democracia se diluiu na escolha de representantes , não são os cidadãos que exercem a soberania, mas uma aristocracia com o nome de democracia. Nesse modelo de…

Continuar lendoCapitalismo e Política (primeira parte): A corrupção

O “Pai-Nosso” e a conjuntura brasileira

Read more about the article O “Pai-Nosso” e a conjuntura brasileira
Maurício Abdalla é membro histórico, participa desde os primeiros anos de fundação do Movimento Nacional

Maurício Abdalla * No século I, na Palestina, o domínio romano extorquia os agricultores por meio de pesados impostos. Adicionalmente, na região camponesa da Galileia, o reinado perdulário de Herodes Antipas acrescentava outros tributos que sobrecarregavam ainda mais os que viviam da terra - que ainda tinham que pagar o imposto do Templo para os governantes judeus. Como os impostos…

Continuar lendoO “Pai-Nosso” e a conjuntura brasileira

13 pontos para embasar qualquer Análise de Conjuntura

Read more about the article 13 pontos para embasar qualquer Análise de Conjuntura
Maurício Abdalla é membro histórico, participa desde os primeiros anos de fundação do Movimento Nacional

por Maurício Abdalla. 1. O foco do poder não está na política, mas na economia. Quem comanda a sociedade é o complexo financeiro-empresarial com dimensões globais e conformações específicas locais. 2. Os donos do poder não são os políticos. Estes são apenas instrumentos dos verdadeiros donos do poder. 3. O verdadeiro exercício do poder é invisível. O que vemos, na…

Continuar lendo13 pontos para embasar qualquer Análise de Conjuntura