Páscoa – parto de Vida e Liberdade

Nestes dias, as Igrejas cristãs celebram a festa da Páscoa. Paróquias e congregações cantam hinos de alegria e proclamam: O Cristo ressuscitou! Comunidades e grupos que, além dos ritos, seguem a missão profética do Cristo gritam para toda a humanidade: O Amor Divino ressuscitou Jesus e essa subversão da Vida tem de provocar força nova para que possamos juntos vencer…

Continuar lendoPáscoa – parto de Vida e Liberdade

A profecia do Natal para toda a humanidade

Por Irmão Marcelo Barros* No dia 24, véspera da festa do Natal, a liturgia latina costuma repetir um refrão, baseado no livro do Êxodo: “Hoje, todos saberão que o Senhor virá e amanhã verão a sua glória”. “Do mundo, será destruída a iniquidade e sobre nós brilhará a salvação”. Atualmente, a iniquidade do mundo se tornou mais escandalosa. A desigualdade…

Continuar lendoA profecia do Natal para toda a humanidade

Se Deus é de direita ou de esquerda

Por Marcelo Barros* Por vários motivos, no Brasil, esse assunto parece ser dos mais atuais e importantes. Antes de tudo, porque, há várias eleições, não poucos bispos e pastores pentecostais e evangélicos, assim como também alguns padres e bispos católicos, fazem de tudo para mostrar que Deus aceitou ser cabo eleitoral dos candidatos que eles, pastores, defendem. Além disso, querem…

Continuar lendoSe Deus é de direita ou de esquerda

A volta da profecia na voz dos cuidadores do povo de Deus

Neste domingo, agências de notícias e a internet reproduzem a carta coletiva assinada por 152 bispos brasileiros sobre a catástrofe do desgoverno ao qual o Brasil está submetido nos dias atuais. Para cidadãos/ãs não ligados à Igreja, esta carta veio revelar que a sociedade civil brasileira pode contar ao menos com uma grande parte dos ministros e de grupos católicos…

Continuar lendoA volta da profecia na voz dos cuidadores do povo de Deus

Pôr os dedos nas chagas dos Crucificados do mundo

por Marcelo Barros. Nesse 2º Domingo da Páscoa, o evangelho lido hoje nas Igrejas (João 20, 19- 31) revela que todas as vezes que nos reunimos no nome de Jesus refazemos e atualizamos aquele encontro dos discípulos com o Ressuscitado. Hoje vivemos ainda em salas fechadas e temos motivos de ter medo. O mundo atual parece mais inóspito e menos…

Continuar lendoPôr os dedos nas chagas dos Crucificados do mundo

Os martírios de hoje e a cruz de Jesus

Em uma semana três pessoas ligadas aos movimentos sociais no Brasil foram assassinadas de forma brutal. A partir desses acontecimentos, o monge, teólogo e escritor Marcelo Barros nos apresenta uma reflexão e questiona a dificuldade que as Igrejas têm de relacionar essas três mortes à morte de Jesus, crucificado por defender uma sociedade mais justa e liberta. Ele questiona: "por que a Igreja que celebra a paixão de Jesus tem tanta dificuldade em se solidarizar e se inserir no martírio real que o povo sofre a cada dia"? Em tempos de celebração da Páscoa, o texto nos desafia a entender o martírio como forma de viver na certeza da ressurreição, trazendo presentes as testemunhas das lutas diárias por Justiça e Direitos Humanos.

Continuar lendoOs martírios de hoje e a cruz de Jesus

No Caminho do Che

por Marcelo Barros No contexto social e político que, atualmente, vivemos no Brasil e em toda a América Latina, é importante lembrarmos que nesse 07 de outubro se completaram 50 anos do martírio do comandante Ernesto Che Guevara. Vale a pena refletir que importância essa memória tem para nós e para a luta pacífica por um mundo de mais justiça…

Continuar lendoNo Caminho do Che

Hora de caminhar, hora de parar

por Marcelo Barros "Debaixo do céu, há momento para tudo e tempo certo para cada coisa. Tempo para nascer, tempo para morrer. Tempo para plantar, tempo para colher. tempo para construir e tempo para destruir... Que proveito o trabalhador tira de todo o seu cansaço?" (Ecle 3, 1- 9). Enquanto, na Bíblia, o Eclesiastes, um dos livros sapienciais, relativiza cada…

Continuar lendoHora de caminhar, hora de parar