Precisamos Encantar a Política

Por Jorge Alexandre Alves* Durante as décadas de 1960, 1970 e 1980, a Igreja construiu um patrimônio social admirável. Historicamente ligado às classes dominantes – de forma significativa no Brasil – o catolicismo se tornara protagonista das experiências mais proféticas de suporte às causas populares no país. A história daquele período e a biografia daqueles que marcaram época são definitivos…

Continuar lendo Precisamos Encantar a Política

Guerra na Ucrânia: As bombas da desinformação

Por Jorge Alexandre Alves* Em paralelo à inaceitável ação militar conduzida pelos russos na Ucrânia, existe um outro conflito derivado dos eventos no Leste Europeu: A guerra da informação. Seu teatro de operações se espraia por todo mundo, de forma particular no Ocidente. Trata-se da batalha realizada nas infovias, através das redes sociais e da cobertura feita pela mídia corporativa…

Continuar lendo Guerra na Ucrânia: As bombas da desinformação

Guerra na Ucrânia: tópicos para além de vilões e heróis

Guerra na Ucrânia: tópicos para além de vilões e heróis
Em Madri, espanhóis se posicionam contra a guerra. No cartaz da imagem esta escrito “Não à guerra” e “Não à Otan”. Gabriel Bouys/AFP – 25.02.2022

Por Jorge Alexandre Alves* Os tópicos a seguir constituem uma proposição de elementos fundamentais para a compreensão de algo tão complexo quanto o que estamos presenciando no Leste Europeu. Antes de mais nada: a paz sempre é o melhor caminho. Nas relações multilaterais entre Estados Nacionais, o que se deseja é que conflitos e divergências sejam resolvidos pela via diplomática.…

Continuar lendo Guerra na Ucrânia: tópicos para além de vilões e heróis

Educação e hipocrisia social

Por Jorge Alexandre Alves* Neste mês de outubro comemorou-se o Dia do Professor e da Professora. Trata-se daquela data em que se rende todo tipo de homenagem ao magistério. Evidentemente que as homenagens são mais que justas. Porém, às vezes, tudo parece soar muito romântico, idílico e por que não dizer, falso. Nos últimos anos, a cada 15 de outubro…

Continuar lendo Educação e hipocrisia social

A República derrete

Por Jorge Alexandre Alves* Os eventos das últimas semanas no Brasil nos mostram que entramos em um nova etapa no processo de deteriorização das instituições de Estado no país. Após o desenlace dos acontecimentos de sete de setembro, a sensação de permanente crise política instalada no Brasil agora se converte em uma crise institucional. Bolsonaro avançou sobre fundamentos importantes da…

Continuar lendo A República derrete