Romper a Bolha

Read more about the article Romper a Bolha
Frei Betto é escritor, autor de “Reinventar a vida” (Vozes), entre outros livros.

Não guardo a menor saudade do ano que passou. Ano de diatribes governamentais, mentiras oficiais, renúncia à soberania nacional.

Continuar lendoRomper a Bolha

Orar, Arar

Read more about the article Orar, Arar
Foto: Aaron Burden/Unsplash

Há muitos modos de orar. Sedutora incompletude, orar é sempre insatisfação, algo além do mais íntimo de mim mesmo. Um gosto de sal arde por baixo da língua. Um gosto de Sol aquece o peito e deixa saudade, profunda saudade daquele ser que não sou. E, no entanto, somente sou sendo Aquele que não sou e se fez humano, e…

Continuar lendoOrar, Arar

Sacralidade do Ser Humano

Read more about the article Sacralidade do Ser Humano
Frei Betto é escritor, autor de “Reinventar a vida” (Vozes), entre outros livros.

Nem todos devem ser políticos profissionais. É preciso vocação e, de preferência, decência também. Mas em qualquer atividade que se exerça, faz-se política, toma-se posição nesse mundo desigual. por Frei Betto. Cada um de nós é chamado a se posicionar. Não existe neutralidade. Em tudo que fazemos contribuímos para manter ou transformar a realidade; dominar ou mudar; oprimir ou libertar.…

Continuar lendoSacralidade do Ser Humano

Amazônia, o rosto ecológico de Deus

Read more about the article Amazônia, o rosto ecológico de Deus
Frei Betto é escritor, autor de “Reinventar a vida” (Vozes), entre outros livros.

O Sínodo da Amazônia, convocado pelo papa Francisco para outubro, terá lugar em Roma, numa decisão equivocada do Vaticano, pois fora agendado, de início, para ocorrer no coração da selva. Ali se debaterá mais do que a presença da Igreja Católica naquela região interconectada e cada vez mais violenta e desigual. por Frei Betto O bioma amazônico engloba nove países…

Continuar lendoAmazônia, o rosto ecológico de Deus

Amazônia exige novo paradigma

Read more about the article Amazônia exige novo paradigma
Frei Betto é escritor, autor de “Reinventar a vida” (Vozes), entre outros livros.

O papa Francisco, em janeiro de 2018, declarou em Puerto Maldonado, Peru: “A Amazônia é disputada por várias frentes: de um lado, o neoextrativismo e a forte pressão de grandes interesses econômicos ávidos por petróleo, gás, madeira, ouro e monocultivos industriais. Por outro, a ameaça procedente da perversão de certas políticas que promovem a ‘preservação’ da natureza sem levar em…

Continuar lendoAmazônia exige novo paradigma