Mais que nunca, hora de gritar!

Por Selvino Heck* Dia 7 de setembro, acontece o 28º Grito das Excluídos e dos Excluídos. O tema e o lema de 2022 são: Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem? Vida em primeiro lugar! Acontecerão Gritos em muitas comunidades, especialmente das periferias, em todo o Brasil. Os Gritos vão se estender por todo o Brasil, em muitos lugares e…

Continuar lendo Mais que nunca, hora de gritar!

Análise da Conjuntura Brasileira

Análise da Conjuntura Brasileira
Brasília (13/06/2018) – O Ibama e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso, com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer-MT) e da Força Nacional, iniciaram nesta terça-feira (12/06) operação conjunta para coibir o desmatamento ilegal da Amazônia. Na primeira ação, agentes ambientais flagraram o corte raso de 160 hectares em área de Reserva Legal em Tapurah (MT) por correntão, técnica que usa dois tratores e uma corrente com elos grossos para derrubar a vegetação nativa.Na base utilizada pelos infratores foram apreendidos um caminhão, uma pá carregadeira, uma moto, uma camionete, motosserras e documentos que evidenciam a saída da madeira, além de fichas de funcionários e comprovantes de transações bancárias. A Sema estima que a ação evitou o desmatamento de outros 800 hectares.Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Por Ivo Lesbaupin* Julho 2022 “O Brasil não é um terreno aberto onde nós pretendemos construir coisas para o nosso povo. Nós temos é que desconstruir muita coisa. Desfazer muita coisa. Para depois nós começarmos a fazer" (afirmação do presidente Bolsonaro em visita aos EUA - março/2019). Desde o início do governo Bolsonaro, nós estamos vivendo um processo de destruição…

Continuar lendo Análise da Conjuntura Brasileira

É hora de deixar-se encantar pela Política

É hora de deixar-se encantar pela Política
Foto: Guilherme Cavalli/Cimi

Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Ao término de sua Assembleia Geral os bispos católicos dirigiram ao Povo brasileiro uma mensagem de “fé, esperança e corajoso compromisso com a vida”. Seu contexto é a “grave crise sanitária” que tornou mais intensa a “crise ética, econômica, social e política que já nos desafiava bem antes da pandemia, escancarando a desigualdade estrutural”. Os…

Continuar lendo É hora de deixar-se encantar pela Política

1º de Maio, Dia de Luta por Teto, Terra e Trabalho

Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo (Isaias 10,1-2) Que toda família tenha um Teto para morar! Que todo agricultor tenha um pedaço de Terra para plantar e produzir! Que todo trabalhador tenha um Trabalho para ganhar o pão de cada dia!…

Continuar lendo 1º de Maio, Dia de Luta por Teto, Terra e Trabalho

8 de março de 2022 – Dia Internacional da Mulher

Viva às mulheres brasileiras! Viva às lutas das trabalhadoras por melhores condições de vida para suas famílias! Em 8 de março de 1857, operárias têxtis de Nova York entraram em greve exigindo a redução de jornada de trabalho de 16 para 10 horas ao dia e salário igual ao dos homens pelo mesmo serviço, quando recebiam menos que um terço.…

Continuar lendo 8 de março de 2022 – Dia Internacional da Mulher

Resistência, unidade, cuidado, solidariedade, esperançar

Resistência, unidade, cuidado, solidariedade, esperançar
Foto: Leandro Molina/Divulgação

Por Selvino Heck* Cinco palavras são fundamentais para e em 2022: resistência, unidade, cuidado, solidariedade, esperançar Que dizer e escrever no primeiro artigo do novo ano, este esperado 2022? E, de preferência, com palavras que possam ficar marcadas no tempo, relidas com alegria daqui a dez anos, mostrando correta análise de conjuntura e boa percepção de futuro, ambas eternizadas. Cinco…

Continuar lendo Resistência, unidade, cuidado, solidariedade, esperançar

Educação e hipocrisia social

Por Jorge Alexandre Alves* Neste mês de outubro comemorou-se o Dia do Professor e da Professora. Trata-se daquela data em que se rende todo tipo de homenagem ao magistério. Evidentemente que as homenagens são mais que justas. Porém, às vezes, tudo parece soar muito romântico, idílico e por que não dizer, falso. Nos últimos anos, a cada 15 de outubro…

Continuar lendo Educação e hipocrisia social

A Carta aos Gálatas – Chaves de Leitura

Por Francisco Orofino* Paulo escreveu uma carta pessoal para as comunidades da Galácia durante sua terceira viagem missionária. Nesta viagem ele visitou e animou as comunidades das províncias da Ásia, Macedônia e Acaia, região que hoje é a Turquia e a Grécia. Ele deve ter escrito a carta provavelmente em Corinto, no inverno de 57-58. A Carta aos Gálatas é…

Continuar lendo A Carta aos Gálatas – Chaves de Leitura

Milhões de Gritos parados no ar

Há um grito parado no ar. Há mil gritos parados no ar. Há milhões de gritos parados no ar. Assim como Gianfrancesco Guarnieri, em 1973, nos momentos mais duros da ditadura, driblou a censura vigente com uma peça de teatro e deu/propôs UM GRITO PARADO NO AR, em 7 de setembro de 2021, os Gritos vão explodir no vigésimo sétimo…

Continuar lendo Milhões de Gritos parados no ar

Mística e militância, fé e política

Mística e militância, fé e política
Foto Movimento Nacional Fé e Política - Fortaleza (CE) - Maio de 2018

Em 24 de junho de 1989, há 32 anos, foi fundado o Movimento Fé e Política, como um movimento ecumênico, não confessional e não partidário “Não são apenas a razão e a teoria que informam o militante revolucionário, que o levam à luta, ao compromisso, ao sacrifício, à dedicação. Mas o que eu chamo de ‘mística’, ou pode ser chamado…

Continuar lendo Mística e militância, fé e política