A Carta aos Gálatas – Chaves de Leitura

Por Francisco Orofino* Paulo escreveu uma carta pessoal para as comunidades da Galácia durante sua terceira viagem missionária. Nesta viagem ele visitou e animou as comunidades das províncias da Ásia, Macedônia e Acaia, região que hoje é a Turquia e a Grécia. Ele deve ter escrito a carta provavelmente em Corinto, no inverno de 57-58. A Carta aos Gálatas é…

Continuar lendo A Carta aos Gálatas – Chaves de Leitura

Milhões de Gritos parados no ar

Há um grito parado no ar. Há mil gritos parados no ar. Há milhões de gritos parados no ar. Assim como Gianfrancesco Guarnieri, em 1973, nos momentos mais duros da ditadura, driblou a censura vigente com uma peça de teatro e deu/propôs UM GRITO PARADO NO AR, em 7 de setembro de 2021, os Gritos vão explodir no vigésimo sétimo…

Continuar lendo Milhões de Gritos parados no ar

Mística e militância, fé e política

Mística e militância, fé e política
Foto Movimento Nacional Fé e Política - Fortaleza (CE) - Maio de 2018

Em 24 de junho de 1989, há 32 anos, foi fundado o Movimento Fé e Política, como um movimento ecumênico, não confessional e não partidário “Não são apenas a razão e a teoria que informam o militante revolucionário, que o levam à luta, ao compromisso, ao sacrifício, à dedicação. Mas o que eu chamo de ‘mística’, ou pode ser chamado…

Continuar lendo Mística e militância, fé e política

Celebração on-line dia 20 de junho marcará os 32 anos de caminhada do Movimento Nacional Fé e Política

  O Movimento Nacional Fé e Política completa em junho, trinta e dois anos de caminhada. Uma celebração on-line, dia 20 às 10 horas, está sendo organizada para marcar a data. Com o tema "Memória e Profecia: manter a chama da esperança", a atividade irá celebrar com reflexões, partilhas e muita alegria a trajetória do Movimento Nacional F&P iniciada no…

Continuar lendo Celebração on-line dia 20 de junho marcará os 32 anos de caminhada do Movimento Nacional Fé e Política

A unidade dos cristãos contra a barbárie

Nesta semana, em muitos lugares do hemisfério sul, cristãos das mais diferentes Igrejas se unem na Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos. Há mais de cem anos, esta iniciativa surgiu, tanto no ambiente católico, como em meios evangélicos. Ninguém deseja a uniformidade. A meta é a unidade na diversidade e a serviço da humanidade. Nesse ano, o tema da…

Continuar lendo A unidade dos cristãos contra a barbárie

Campanha da Fraternidade 2021: Fraternidade e diálogo

Em dolorida e saudosa homenagem ao Padre Nelito Dornelas. A pandemia e a morte estão no cotidiano de nossas vidas como nunca estiveram: parentes, amigas, amigos, companheiras e companheiros, a encher de dor e silêncio famílias e comunidades. O desemprego e a fome, a pobreza e a miséria cercam milhares, milhões de brasileiras e brasileiros. Como disse dias atrás Frei…

Continuar lendo Campanha da Fraternidade 2021: Fraternidade e diálogo

Novo símbolo do Movimento Nacional Fé e Política

Já se vão mais de 30 anos do Movimento Nacional Fé e Política, criado em 1989 e que, para a próxima jornada, resolveu atualizar o símbolo ilustrativo da sua comunicação visual. Durante os primeiros 30 anos do Movimento, utilizou-se a imagem do globo terrestre com a representação da humanidade de mãos dadas, de forma linear. Com a comemoração dos 30…

Continuar lendo Novo símbolo do Movimento Nacional Fé e Política

Eleições 2020: pandemia e pandemônio

Eleições 2020: pandemia e pandemônio
Foto: Jornal O Regional

  Há uma série de variáveis que devem ser consideradas nas eleições deste ano. A primeira, e mais importante, é o efeito da pandemia no pleito. A mudança do calendário eleitoral é a face visível da influência pandêmica. Porém, o debate sobre a efetividade das administrações municipais no enfrentamento da doença, associado com o comportamento dessas lideranças em relação às…

Continuar lendo Eleições 2020: pandemia e pandemônio

SETEMBRO MÊS DO GRITO DOS EXCLUÍDOS VIDA EM PRIMEIRO LUGAR!

SETEMBRO MÊS DO GRITO DOS EXCLUÍDOS  VIDA EM PRIMEIRO LUGAR!
Arte oficial do Grito 2020

Setembro Chegou! Mês de comemoração da Independência do Brasil, um dos principais feriados nacionais brasileiros, comemorado no dia 07 de setembro, com toda a pompa dos desfiles oficiais. Mas, setembro também é tempo de primavera, que lembra flores, vida e a ousadia das classes populares para ocupar o final dos desfiles cívicos de 07 de setembro mostrando a realidade de…

Continuar lendo SETEMBRO MÊS DO GRITO DOS EXCLUÍDOS VIDA EM PRIMEIRO LUGAR!

Análise da conjuntura nacional

Análise da conjuntura nacional
Ilustração de Kseniia Gorshkova para takiedela.ru: Domestic abuse prevention.

  “O Brasil não é um terreno aberto onde nós pretendemos construir coisas para o nosso povo. Nós temos é que desconstruir muita coisa. Desfazer muita coisa. Para depois nós começarmos a fazer" (afirmação do presidente em visita aos EUA - março/2019).    Desde o início do governo Bolsonaro, nós estamos vivendo um processo de destruição do país. Nossas riquezas…

Continuar lendo Análise da conjuntura nacional