Natal sem fome

Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Que este Natal seja um Natal sem fome. E que, a partir de 2023, não falte alimento para a população brasileira. Há quase 30 anos, Betinho – um mineiro movido a idealismo que amargou anos de exílio, mas não desistiu de lutar pelos Direitos Humanos – puxou a campanha “Natal sem fome”. Em uma…

Continuar lendoNatal sem fome

Fora, presidente anti povo e inimigo da Educação!

Por Aparecida Fernandes* Quatro anos do (des)governo Bolsonaro e o quadro no Brasil é de terra arrasada! E este mês de outubro, especialmente, com eleições decisivas, não tem sido fácil! Além da intensidade do período eleitoral e de todas as tensões que ele traz, a Educação pública agoniza mais uma vez sob o comando desse governo. Em tempos de eleições,…

Continuar lendoFora, presidente anti povo e inimigo da Educação!

Mais que nunca, hora de gritar!

Por Selvino Heck* Dia 7 de setembro, acontece o 28º Grito das Excluídos e dos Excluídos. O tema e o lema de 2022 são: Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem? Vida em primeiro lugar! Acontecerão Gritos em muitas comunidades, especialmente das periferias, em todo o Brasil. Os Gritos vão se estender por todo o Brasil, em muitos lugares e…

Continuar lendoMais que nunca, hora de gritar!

Análise da Conjuntura Brasileira

Read more about the article Análise da Conjuntura Brasileira
Brasília (13/06/2018) – O Ibama e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso, com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer-MT) e da Força Nacional, iniciaram nesta terça-feira (12/06) operação conjunta para coibir o desmatamento ilegal da Amazônia. Na primeira ação, agentes ambientais flagraram o corte raso de 160 hectares em área de Reserva Legal em Tapurah (MT) por correntão, técnica que usa dois tratores e uma corrente com elos grossos para derrubar a vegetação nativa.Na base utilizada pelos infratores foram apreendidos um caminhão, uma pá carregadeira, uma moto, uma camionete, motosserras e documentos que evidenciam a saída da madeira, além de fichas de funcionários e comprovantes de transações bancárias. A Sema estima que a ação evitou o desmatamento de outros 800 hectares.Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Por Ivo Lesbaupin* Julho 2022 “O Brasil não é um terreno aberto onde nós pretendemos construir coisas para o nosso povo. Nós temos é que desconstruir muita coisa. Desfazer muita coisa. Para depois nós começarmos a fazer" (afirmação do presidente Bolsonaro em visita aos EUA - março/2019). Desde o início do governo Bolsonaro, nós estamos vivendo um processo de destruição…

Continuar lendoAnálise da Conjuntura Brasileira

É hora de deixar-se encantar pela Política

Read more about the article É hora de deixar-se encantar pela Política
Foto: Guilherme Cavalli/Cimi

Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Ao término de sua Assembleia Geral os bispos católicos dirigiram ao Povo brasileiro uma mensagem de “fé, esperança e corajoso compromisso com a vida”. Seu contexto é a “grave crise sanitária” que tornou mais intensa a “crise ética, econômica, social e política que já nos desafiava bem antes da pandemia, escancarando a desigualdade estrutural”. Os…

Continuar lendoÉ hora de deixar-se encantar pela Política

1º de Maio, Dia de Luta por Teto, Terra e Trabalho

Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo (Isaias 10,1-2) Que toda família tenha um Teto para morar! Que todo agricultor tenha um pedaço de Terra para plantar e produzir! Que todo trabalhador tenha um Trabalho para ganhar o pão de cada dia!…

Continuar lendo1º de Maio, Dia de Luta por Teto, Terra e Trabalho

8 de março de 2022 – Dia Internacional da Mulher

Viva às mulheres brasileiras! Viva às lutas das trabalhadoras por melhores condições de vida para suas famílias! Em 8 de março de 1857, operárias têxtis de Nova York entraram em greve exigindo a redução de jornada de trabalho de 16 para 10 horas ao dia e salário igual ao dos homens pelo mesmo serviço, quando recebiam menos que um terço.…

Continuar lendo8 de março de 2022 – Dia Internacional da Mulher

Resistência, unidade, cuidado, solidariedade, esperançar

Read more about the article Resistência, unidade, cuidado, solidariedade, esperançar
Foto: Leandro Molina/Divulgação

Por Selvino Heck* Cinco palavras são fundamentais para e em 2022: resistência, unidade, cuidado, solidariedade, esperançar Que dizer e escrever no primeiro artigo do novo ano, este esperado 2022? E, de preferência, com palavras que possam ficar marcadas no tempo, relidas com alegria daqui a dez anos, mostrando correta análise de conjuntura e boa percepção de futuro, ambas eternizadas. Cinco…

Continuar lendoResistência, unidade, cuidado, solidariedade, esperançar

Educação e hipocrisia social

Por Jorge Alexandre Alves* Neste mês de outubro comemorou-se o Dia do Professor e da Professora. Trata-se daquela data em que se rende todo tipo de homenagem ao magistério. Evidentemente que as homenagens são mais que justas. Porém, às vezes, tudo parece soar muito romântico, idílico e por que não dizer, falso. Nos últimos anos, a cada 15 de outubro…

Continuar lendoEducação e hipocrisia social

A Carta aos Gálatas – Chaves de Leitura

Por Francisco Orofino* Paulo escreveu uma carta pessoal para as comunidades da Galácia durante sua terceira viagem missionária. Nesta viagem ele visitou e animou as comunidades das províncias da Ásia, Macedônia e Acaia, região que hoje é a Turquia e a Grécia. Ele deve ter escrito a carta provavelmente em Corinto, no inverno de 57-58. A Carta aos Gálatas é…

Continuar lendoA Carta aos Gálatas – Chaves de Leitura