Ler os sinais enviados por Deus

Nesta semana muitas Igrejas cristãs celebram a primeira manifestação de Cristo aos povos da Terra – a Epifania – que foi incorporada ao calendário popular como a festa dos “Santos Reis”. Sua origem está no Evangelho segundo Mateus (2, 1-12), que a tradição popular ornamentou dando aos magos o título de reis. Vamos aqui chamar a atenção para um elemento…

Continuar lendo Ler os sinais enviados por Deus

Everlindo Henklein

Aos 71 anos, vítima de complicações da Covid-19, agravada pelo mal de Parkinson, faleceu no dia 30 de dezembro de 2020 na cidade de Curitiba – PR Everlindo Henklein. O texto é de Cesar Sanson, professor de Sociologia do Trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Economista, servidor aposentado da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, Everlindo foi uma significativa referência para toda…

Continuar lendo Everlindo Henklein

Luiz Alberto Gómez de Souza

Em decorrência de um câncer linfático, Luiz Alberto faleceu na madrugada do dia 30 de dezembro, em Juiz de Fora / MG. Casado com minha irmã Lúcia, deixa uma filha, dois filhos, cinco netos e uma neta. Nascido em Lavras do Sul / RS em 1935, era bacharel em Direito, mestre em Ciência Política e doutor em Sociologia pela Universidade…

Continuar lendo Luiz Alberto Gómez de Souza

É Natal, apesar da pandemia

É Natal, apesar da pandemia
Por: Voz da Comunidade

As notícias nos alertam sobre o repique da Covid 19 no Brasil e uma nova onda com mutação diferente do vírus em alguns países do mundo. Enquanto aumenta o número de pessoas contaminadas e a cada dia é maior a taxa de mortalidade, empresas internacionais e governos disputam quem pode lucrar mais com a venda de vacinas e equipamentos para…

Continuar lendo É Natal, apesar da pandemia

Alimentação: Direito sequestrado

Alimentação: Direito sequestrado
Foto: Cristiano Mariz

Convidado a participar de evento na semana dos Direitos Humanos, eu devia falar sobre segurança alimentar. Reproduzo aqui a forma em que abordei o tema, porque tudo indica que a fome vai aumentar muito no próximo ano e precisamos perceber sua dimensão estrutural para tornar efetivo esse Direito de todo ser humano. São 7 horas da noite. Antes de entrar…

Continuar lendo Alimentação: Direito sequestrado

Defesa da Vida em tempo de eleições

Defesa da Vida em tempo de eleições
Foto: Jornal A Gazeta

O apelo do Papa Francisco no sentido de enfrentarmos a pandemia do covid-19 tecendo relações de Amizade Social me leva abordar o tema, situando-o no contexto das eleições municipais deste ano. Infelizmente, vemos o recrudescimento da doença ante a passividade do Governo Federal, sem que a sociedade brasileira reaja à altura. O Brasil já contabiliza mais de 170 mil pessoas…

Continuar lendo Defesa da Vida em tempo de eleições

A vida em primeiro lugar.

A vida em primeiro lugar.
Foto: conexão fraterna

Vou votar na vida no domingo 29 de novembro. Vamos todas e todos votar na vida em Porto Alegre, São Paulo, Belém, Recife, Caxias do Sul, Pelotas, Juiz de Fora, Vitória e outras cidades com segundo turno nas eleições municipais. Vida em primeiro lugar, sempre! Há os candidatos a prefeito que dizem que a economia vem em primeiro lugar. E,…

Continuar lendo A vida em primeiro lugar.

Ultracapitalismo sem Bolsonaro — o plano da Globo

Ultracapitalismo sem Bolsonaro — o plano da Globo
Imagem: Aroeira

É claro e visível que Rede Globo assumiu uma linha editorial de oposição a Jair Bolsonaro. Ilude-se, porém, quem pensa que se trata de uma oposição ao “Governo”, como foi com relação aos governos do PT. O núcleo do governo real está nas mãos do Ministro da Economia Paulo Guedes. Todas suas medidas e propostas agradam as grandes empresas privadas…

Continuar lendo Ultracapitalismo sem Bolsonaro — o plano da Globo

Opções políticas diante da legislação do aborto

Opções políticas diante da legislação do aborto
Imagem: Mulheres que desenham – ilustração realizada pelo movimento mulheres que desenham (#WomenWhoDraw) para a marcha das mulheres de 2017

Em tempos eleitorais aumenta a circulação de mensagens de gente que usa o nome da Igreja Católica para justificar suas propostas e/ou para combater seus adversários. Convém esclarecer esse uso indevido do Cristianismo, porque ele prejudica tanto a Igreja quanto a boa Política. Toda pessoa deve votar nas propostas políticas que lhe parecem melhores. A Igreja aponta os valores e…

Continuar lendo Opções políticas diante da legislação do aborto

Os efeitos da tumultuada eleição Americana

Os efeitos da tumultuada eleição Americana
foto: BBC News

O presidente norteamericano Donald Trump, cada vez mais perto de ser vencido por Joe Biden em pleito muito disputado, recusa-se a aceitar a derrota. A despeito de um sistema eleitoral fragmentado, lento e confuso, o fato é que o mandatário estadunidense ameaça seriamente as instituições políticas de seu país. É um discurso golpista, como é inerente a extrema-direita que chegou…

Continuar lendo Os efeitos da tumultuada eleição Americana