Voto para deputado/a (e senador)

Por Pedro Ribeiro* Ao votar para Deputados federais e estaduais é muito importante considerar o Partido, porque é a soma dos votos do Partido que define quantos deputados ele elege. A pessoa em quem você vota só será eleita se o Partido dela tiver vagas suficientes. Se não tiver, será eleita outra pessoa do mesmo Partido que tenha sido mais…

Continuar lendo Voto para deputado/a (e senador)

Fé e Política: Eleição 2022 e a ilusão da neutralidade

Poema: "NEUTRO D+"   Por: Pe. Gegê Natalino*   Se o viver é decisão ( vida ou morte / luz ou trevas / justo ou injusto/guerra ou paz) Ser neutro é ilusão demais Tudo na vida é política! Pega a visão meu rapaz Sempre temos que escolher Entre Deus ou o dinheiro Liberdade ou cativeiro Entre Cristo ou Barrabás Pátria…

Continuar lendo Fé e Política: Eleição 2022 e a ilusão da neutralidade

A Dimensão Política do Cristianismo

Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Diante do envolvimento de tantos clérigos católicos e pastores evangélicos a favor de uma candidatura que promete proteger as Igrejas cristãs contra seus pretensos inimigos, proponho uma breve apreciação histórica das relações entre Fé, Igrejas cristãs e Poder político. Focalizo principalmente a Igreja católica romana, por ser nela que vivencio a Fé cristã. A…

Continuar lendo A Dimensão Política do Cristianismo

Aporofobia de Esquerda

Por Roberto Malvezzi (Gogó)* Aporofobia é um neologismo feio, do grego, significa desprezo pelos pobres, e está na moda. Ela se manifesta em expressões que qualificam os mais empobrecidos como “vagabundos”, “inúteis”, “parasitas”, “só servem para votar”, ou em gestos concretos, quando uma prefeitura ergue espadas debaixo de uma ponte para que eles não durmam ali, ou uma igreja manda…

Continuar lendo Aporofobia de Esquerda

Para onde o país caminha?

A edição deste mês da Análise da Realidade será realizada nesta terça-feira, 13 de setembro, às 20 horas, com o tema: "Para onde o país caminha?". Para esta abordagem, o convidado é João Sette Whitaker, Professor Titular Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, e a mediação ficará por conta de Maria Aparecida da S. Fernandes, Professora no Instituto Federal…

Continuar lendo Para onde o país caminha?

Campanha #EuVotoContraFomeESede

Por Selvino Heck* "Queremos construir um país que não permita que seu povo nem passe fome, nem sede" A fome está em todos os lugares. O Brasil voltou ao Mapa da Fome, de onde tinha saído pela primeira vez em 2014, segundo declaração da FAO/ONU. Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), 33,1 milhões…

Continuar lendo Campanha #EuVotoContraFomeESede

Política contra as armas ideológicas da morte

Por Pedro A. Ribeiro de Oliveira* Em meio às trevas que se avolumam no Brasil e no Mundo – com raros espaços de recente florescimento da democracia – o Ensino Social de Francisco é luz para iluminar um caminho que leve a um regime político fundado nos Direitos Humanos e da Terra. Para perceber seu valor, convém entender o que…

Continuar lendo Política contra as armas ideológicas da morte

Live para Análise da Realidade dia 16/08

Na terça-feira, 16 de agosto, às 20 horas, será realizada mais uma Análise da Realidade com o tema: Eleições e instrumentalização das Religiões. A convidada para a edição de agosto é Magali Cunha, jornalista e doutora em Ciências da Comunicação, pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas. A mediação da atividade ficará…

Continuar lendo Live para Análise da Realidade dia 16/08

Desarmamento: o caminho da Paz

Pedro A. Ribeiro de Oliveira* A guerra na Ucrânia colocou em pauta o problema da violência no mundo contemporâneo. Não que o mundo estivesse em paz, mas o ataque desferido pela Rússia tem por alvo um país protegido pelos EUA e pelas forças da OTAN, que incluem um arsenal nuclear maior do que o da Rússia e China juntas. O…

Continuar lendo Desarmamento: o caminho da Paz

Desmonte das Políticas Públicas

A edição de julho da Análise de Conjuntura será na próxima terça-feira, 12 de julho, às 20 horas, com o tema: Desmonte das Políticas Públicas. O debate contará com a participação de Iris Oliveira, assistente social/Departamento de Serviço Social-UFRN e Secretária de Trabalho e Assistência Social do Estado do RN; e de Ivo Lesbaupin, sociólogo, integrante do Iser Assessoria e…

Continuar lendo Desmonte das Políticas Públicas