O pão que Bolsonaro amassou

Por Roberto Malvezzi (Gogó)* As Pastorais do Campo sabem muito bem por qual razão o governo federal colocou um jagunço armado em homenagem ao Dia do Agricultor. Porque é assim que o agronegócio trata quem lhe atravessa pela frente, seja posseiro, quilombola, índio ou pequeno agricultor. Nossas estatísticas de assassinatos e conflitos no campo, registrados desde 1985, são também um…

Continuar lendo O pão que Bolsonaro amassou

Passeata: momento de espiritualidade

Por Pedro Ribeiro de Oliveira                                                                                                               …

Continuar lendo Passeata: momento de espiritualidade

Religião, Laicidade e Democracia

Pedro Ribeiro de Oliveira Membro da Coordenação Executiva Realizou-se de modo remoto o 33º congresso da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – Soter. O congresso reuniu mais de 700 participantes que, ao final de quatro dias de estudos e debates, publicou a nota que aqui comentamos. Sem rodeios desnecessários, ela chama a atenção das Igrejas cristãs para a…

Continuar lendo Religião, Laicidade e Democracia

O que o período Bolsonaro pode nos ensinar?

Por Roberto Malvezzi (Gogó)* Em primeiro, um alerta aos ingênuos e mal-intencionados: quem muito fala de corrupção pode ser tão ou mais corrupto que aqueles que denuncia. Falamos de corrupção no sentido amplo, “cor ruptum”, coração rompido. Prestem atenção em Moro, Dallagnol e Bolsonaro. Segundo, a pior das democracias sempre é melhor que qualquer ditadura. Se a ilusão com as…

Continuar lendo O que o período Bolsonaro pode nos ensinar?

Amor cura a Vida

Por Eduardo Crochet Movimento de Trabalhadores Cristãos – Juiz de Fora Na semana em que foi denunciado que, para certas autoridades, a vida de um brasileiro vale menos que um dólar, nosso ardor de cristãos contra a cultura da morte deve ultrapassar a barreira da indignação e nos colocar em missão com atos e testemunhos, mas também, com palavras de…

Continuar lendo Amor cura a Vida

A Igreja Católica no Pacto Pela Vida

Representada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – a Igreja Católica Romana uniu-se a outras cinco entidades da sociedade civil para juntas tomarem posição diante da realidade de mais de meio milhão de mortes provocadas pelo coronavirus. Realçamos aqui duas dimensões dessa iniciativa. A primeira é de ordem teológica: manifesta a orientação do Concílio Vaticano II de…

Continuar lendo A Igreja Católica no Pacto Pela Vida

Depois de Bolsonaro, o quê?

Ao participar da manifestação do dia 29 de maio, caminhando com um cartaz que pedia a extensão do auxílio emergencial, eu me sentia feliz por estar no meio da multidão de jovens que protestavam contra Bolsonaro e sua necropolítica. Uma dúvida, porém, me assaltava: depois de Bolsonaro, vem o quê? Como provavelmente muita gente faz essa mesma pergunta, partilho aqui…

Continuar lendo Depois de Bolsonaro, o quê?

Mundo do trabalho brasileiro: estamos deixando de ser uma sociedade de classes e nos transformando em uma sociedade estamental

  Não faz muito tempo o presidente Jair Bolsonaro, ao defender a flexibilização da legislação de proteção social, afirmou que os trabalhadores devem escolher entre ter emprego ou direitos. De lá para cá tivemos a aprovação da lei da terceirização, a Reforma Trabalhista e a consolidação do enunciado de que o negociado prevalece sobre o legislado. Note-se que a instituição de direitos associados ao trabalho no…

Continuar lendo Mundo do trabalho brasileiro: estamos deixando de ser uma sociedade de classes e nos transformando em uma sociedade estamental