#RespiraBrasil

#RespiraBrasil

Relatório de reunião realizada entre as diferentes Frentes de forças sociais e populares sobre o que podemos fazer juntos, diante da atual conjuntura brasileira.

Data: 3 de fevereiro 2021

Participantes. Tivemos quase cem participantes, representando a Frente Brasil Popular (FBP) e a Frente Povo Sem Medo (FPSM), centrais sindicais, partidos políticos de oposição, entidades nacionais, igrejas, povo de terreiro, articulações de juristas, articulação da FRENTE PELA VIDA da área de saúde, etc.

ACORDOS A QUE CHEGAMOS

I- BANDEIRAS UNITARIAS

Depois de muitas propostas de vários setores, chegamos a acordos pontuais que foram construídos anteriormente, com um caráter de emergência… centrando dos três pontos, sem demérito que nas frentes e ou setor especifico sigam com suas demandas:

  1. VACINA GRATUITA E PELO SUS JÁ PARA TODOS/AS!
  2. RENDA BÁSICA UNIVERSAL (retorno do Auxílio Emergencial e geração de empregos para superar o desemprego e a fome)
  3. FORA BOLSONARO!

 

II- INICIATIVAS UNITARIAS/ e calendário que isso implica.

  1. Realizar vigílias simbólicas, populares nas datas combinadas no maior número possível de locais/municípios, cidades e bairros.
  2. Realizar carreatas, como forma de denunciar e agitação e propaganda.
  3. Realizar outras formas simbólicas de protesto, exigindo as três demandas.
  4. Adotar o dia 7, para realizar todos os meses alguma atividade.
  5. Nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro, em torno do carnaval, a juventude vai realizar diversas atividades de propaganda.

Cada uma dessas bandeiras tem subentendido outros temas, como recursos para o SUS, etc.… a questão do emprego junto com o auxílio emergencial. Ou seja, na hora de explicitar, publicitar as bandeiras cada setor deve ampliar o seu significado.

  1. Valorizar o dia 17 de fevereiro, lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, com o tema: “Fraternidade e Diálogo, compromisso de amor”, como forma de superar o ódio e a intolerância.
  2. Dias 20 e 21 de fevereiro, faremos atividades locais: vigílias e atos simbólicos, dia 20, e carreatas, dia 21.
  3. Editar vídeos programas de rádios, vídeos, cards e todas as formas de comunicação possíveis, , que enfoquem o tema das três bandeiras.
  4. Diagramar como cartilha popular, a parte dos argumentos utilizados no pedido de impeachment dos religiosos.

10.Ver como utilizar outdoors no interior e nas capitais.

11.Envolver artistas, esportistas, cientistas e intelectuais para dar maior visibilidade a difusão de nossas bandeiras.

12.Criarmos um canal/portal na internet, aonde se colocasse todos os materiais produzidos que poderiam ser utilizados por todos/as.

13.Devemos ser criativos na forma de fazer propaganda e nas formas de manifestações simbólicas.

14.Consultar nossos amigos/as publicitários/as e comunicadores/as populares para que nos ajudem nas formas de apresentação.

  1. Aproveitar a semana de 8 de março que teremos a mobilização das mulheres para vincular com as três bandeiras.

 

III- CONSTRUÇÃO ORGANIZATIVA

  1. As frentes que existem seguirão com seus calendários e temas. E devemos respeitar a autonomia de cada uma…
  2. Estimular a que se convoquem plenárias populares estaduais unitárias de todas as frentes para dar seguimento a essas demandas, com a maior amplitude possível.
  3. Estimular a constituição de comitês populares, nos bairros e cidades que for possível, para levar adiante esses temas.
  4. Queremos construir uma articulação nacional, que reúna todas as frentes que já existem, e que concordem com as três bandeiras. Para discutir em nossas frentes. Ouvindo as argumentações e sugestões que apareceram, principalmente nas mensagens do bate-papo, houve maior unidade que o nome dessa articulação de forças, frente e iniciativas seja #RESPIRA BRASIL.

E como houve acordo, seguiremos realizando reuniões periódicas deste espaço, e tendo como referência, grupo operativo, o Daniel (CBJP), a pastora Romi (CONIC) e Marcelo Fragozo (secretaria das frentes populares). A proposta é que exista um Grupo Animador do #RESPIRA BRASIL, com representação de uma representação de cada Frente/Força/Articulação.

 

  1. MANIFESTO AO POVO BRASILEIRO

Houve uma primeira proposta de esboço de texto, houve muitas sugestões, que serão incorporadas. Constituímos uma equipe para construir coletivamente, e em alguns dias enviaremos a todos/as, para consulta final e adesões.

O sentido principal é que será uma MENSAGEM DE MOVIMENTOS, ENTIDADES E PERSONALIDADES, dirigentes populares, religiosos, A TODO POVO BRASILEIRO… e aí daríamos ampla difusão.

Fazer um lançamento virtual nacional. Mais adiante combinamos a data.

Equipe para o Manifesto: Lusmarina, Kenarik, Pedro Tierra, Hajj, Wilson, Carmela, Ana Moraes, Romi Bencke e Daniel Seidel.

Pedimos que cada companheiro/a divulgue esses acordos nos seus coletivos, frentes e movimentos e entidades.

Brasília, 4 de fevereiro de 2021