Assista no canal do YouTube: O Regime Brasileiro atual é fascista?

Assista no canal do YouTube: O Regime Brasileiro atual é fascista?

A última edição da Análise de Conjuntura foi realizada no dia 9 de novembro com o tema: “O Regime Brasileiro atual é fascista?”. O convidado foi Juarez Guimarães, cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como mediadora, Inês Pandeló, jornalista e integrante da coordenação ampliada do Movimento Nacional Fé e Política.

Inicialmente Juarez Guimarães apresentou os pontos principais que caracterizam o fascismo e falou sobre o contexto político atual do Brasil com o Governo Bolsonaro. O professor afirmou que o objetivo da cultura fascista é chegar ao poder para atacar fortemente todas as instâncias democráticas. O que podemos observar com os ataques feitos por Bolsonaro aos direitos humanos, aos povos indígenas, às mulheres, aos pretos e pretas, e às instituições democráticas como um todo. O sociólogo ressaltou a importância de compreender a atualidade como um processo que inicia-se com o Golpe de 2016, o impeachment da presidenta Dilma, e tem relação direta com o avanço da extrema direita no mundo.

Juarez Guimarães também indicou a leitura de alguns artigos:

O Fascismo Brasileiro no Século XXI
https://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FAntifascismo%2FO-fascismo-brasileiro-do-seculo-XXI%2F47%2F42252

Um Fascismo do Século XXI
https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Antifascismo/Um-fascismo-do-seculo-XXI/47/42057

As Três Vitórias de Gramisc sobre o Fascismo                                                       https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Antifascismo/A-s-tres-vitorias-de-Gramsci-sobre-o-fascismo/47/42153

A live contou com a participação do público com perguntas, pontuações e comentários e está disponível no canal do YouTube do Movimento Nacional Fé e Política para quem não conseguiu assistir ao vivo.

A atividade faz parte de uma série fruto da parceria entre o Movimento Nacional Fé e Política (MNF&P) e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), ambos membros da REFEP – Rede Brasileira Fé e Política e acontecem na 2ª terça-feira de cada mês. Acompanhe e participe conosco!

Assista a Live no YouTube do MOVIMENTO NACIONAL FÉ E POLÍTICA: