“CONHECER PARA CONSTRUIR A SOCIEDADE DO BEM VIVER”
A Diocese de Caicó no seu desejo de estar próximo dos excluídos, através da Cáritas Diocesana realizou entre os dias 23 e 25 de novembro o II Seminário intitulado: CONHECER PARA CONSTRUIR SOCIEDADES DO BEM VIVER.
O seminário teve início dia 23 de novembro com o credenciamento dos participantes e jantar. A abertura oficial começou em frente ao Centro Pastoral Dom Wagner houve com Mística que resgatou a problemática do índio e negros de nosso país à luz do Cântico Oferenda do Pe. Zezinho. Já no Plenário, a organização acolheu os quase 200 participantes das várias pastorais sociais diocesanas.
Abrindo as assessorias, César Sanson, abordou o tema: POLÍTICA, CLAMORES DO POVO, A ESPERANÇA UTÓPICA. Num segundo momento Teresinha Toledo, da coordenação do Movimento Nacional Fé e Política, trouxe a questão do BEM VIVER, realidade vivida pelos povos originários da América Latina. Após foi aberto um diálogo entre os participantes e debatedores.
Um Auto, apresentado por algumas crianças e jovens que a Cáritas Diocesana acompanha nas periferias de Caicó, encerrou a primeira noite de atividades.
O dia 24 de novembro começou com um belo momento de espiritualidade, onde colocou-se como central a Palavra da Escritura que trata das Bem Aventuranças (Cf. Mt 5, 1-11). A seguir foram apresentadas as propostas para a vivência das Oficinas: Ciranda da Terra e dos Imigrantes, das Mulheres, das Juventudes, do Bem Viver e da Fé e Política. Os resultados das mesmas foram socializados no final do dia, sobressaindo pela apresentação às cirandas dos jovens e das mulheres.
A tarde foi a vez de Telma Gurgel e Ivo Poletto falarem de POLÍTICAS PÚBLICAS. Telma resgatou alguns conceitos básicos, falando de memória social e práxis social. Ivo iniciou seu discurso falando da contradição que envolve a brasilidade, pois as lideranças têm medo do povo e por isto fazem o possível para controlar o processo democrático. Após a fala dos assessores, foi aberto espaço para questionamentos dos presentes. O dia foi encerrado com participação ativa na NOITE CULTURAL.
No último dia de encontro, domingo, a Igreja celebrava CRISTO, REI UNIVERSAL e a Igreja no Brasil o encerramento do ANO DO LEIGO. Para celebrar tudo isto e encerrar o Seminário, todos os participantes foram transportados para o Santuário de Nossa Senhora do Rosário em Caicó, onde se celebrou a Missa com a presença do Bispo Diocesano, a assembléia de sempre e os participantes do Seminário. O Bispo em sua homilia ressaltou a experiência do Leigo na Igreja e finalmente retomou a poesia em música “O Rei” de Edson Conceição, mesmo autor de “Não deixe o samba morrer”, questionando, assim, as lutas dos trabalhadores brasileiros e suas frustrações diárias. Dado a palavra no final da celebração o Assessor Ivo fez uma síntese sobre a figura de Jesus diante do Juiz Pilatos e sua perspectiva de Rei e Reino, com novas características e empenho.
De volta ao Centro Pastoral Dom Wagner, foi feito um debate entre o Bispo diocesano e o Professor José Francisco das Chagas, mais conhecido, Prof. Déda, sobre a POSSIBILIDADE DE UMA TEOLOGIA POPULAR, e Pe. Neto intermediou o debate.
Dom Antonio iniciou resgatando um trabalho recente de José Maria Castilho onde afirma que Teologia se faz do lugar em que estamos, entretanto o referencial é sempre o fato Jesus de Nazaré. Nesta perspectiva cada tempo tem novos modos de compreensão. O professor Déda começou falando de sua experiência de formação no Seminário. Frisou que as Escolas Bíblicas devem ser estimuladas e incentivadas, pois a Teologia nasce na comunidade de Fé, respalda na experiência da História da Salvação.
Ao final foram retomados os encaminhamentos e algumas propostas da Assembléia. Para encerrar, um AUTO, novamente vivido pelas crianças e jovens assistidas pela Cáritas Diocesana, em que um pinguinho de tinta caído no papel pode transformar-se numa grande perspectiva de futuro, experiência ou experiências de Bem Viver, como lembra Aquarela de Toquinho.
Notícia a partir do relatório de Pe. Manoel Pedro Neto
Presidente da Cáritas Diocesana de Caicó
