Análise da Conjuntura Brasileira

Análise da Conjuntura Brasileira
Brasília (13/06/2018) – O Ibama e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso, com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer-MT) e da Força Nacional, iniciaram nesta terça-feira (12/06) operação conjunta para coibir o desmatamento ilegal da Amazônia. Na primeira ação, agentes ambientais flagraram o corte raso de 160 hectares em área de Reserva Legal em Tapurah (MT) por correntão, técnica que usa dois tratores e uma corrente com elos grossos para derrubar a vegetação nativa.Na base utilizada pelos infratores foram apreendidos um caminhão, uma pá carregadeira, uma moto, uma camionete, motosserras e documentos que evidenciam a saída da madeira, além de fichas de funcionários e comprovantes de transações bancárias. A Sema estima que a ação evitou o desmatamento de outros 800 hectares.Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Por Ivo Lesbaupin*

Julho 2022

“O Brasil não é um terreno aberto onde nós pretendemos construir coisas para o nosso povo. Nós temos é que desconstruir muita coisa. Desfazer muita coisa. Para depois nós começarmos a fazer” (afirmação do presidente Bolsonaro em visita aos EUA – março/2019).

Desde o início do governo Bolsonaro, nós estamos vivendo um processo de destruição do país.

Projeto de destruição

[Antes: Lei do Teto dos Gastos (2016 – Temer)   Reforma Trabalhista (2017 – Temer)]

Nossas riquezas nacionais estão sendo entregues, sem o menor pudor, ao setor privado, a estrangeiros – petróleo, pré-sal -, com as maiores facilidades, a Amazônia está sendo devastada numa velocidade incrível: desmatamento, queimadas, “passando a boiada”, as políticas públicas que tínhamos estão sendo demolidas. Cada ministro que é nomeado o é para destruir sua pasta.

* Ivo Lesbaupin é sociólogo, integrante do Iser Assessoria e da Coordenação do Movimento Nacional Fé e Política

* Foto: Brasil de Fato

Baixe a análise de conjuntura na íntegra!

Análise da Conjuntura – Julho 2022 – Ivo Lesbaupin

Boa leitura!