REFEP lança o Projeto Encantar a Política nesta quinta, 28 de abril

REFEP lança o Projeto Encantar a Política nesta quinta, 28 de abril

Atividade acontece on-line às 20 horas com transmissão pelos canais da CNBB e CNLB no Youtube e Facebook

A Rede de Fé e Política, composta por diversas organizações, entre elas o Movimento Nacional Fé e Política, lança na próxima quinta-feira, 28 de abril, o Projeto Encantar a Política. O lançamento será realizado às 20h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pelos canais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, e Conselho Nacional de Leigos/as do Brasil, CNLB, no YouTube e Facebook.

“A proposta é atuar na formação do eleitorado brasileiro, por meio de um processo que possibilite uma leitura crítica do momento atual e que aponte para o exercício de uma cidadania ativa.”, reforça o texto de divulgação da atividade. A iniciativa vai para além das eleições de 2022. O projeto busca uma formação e consciência política permanentes para as próximas eleições, ou seja, o lançamento é apenas o início de uma longa jornada.

Dentre as ações do projeto estão previstos materiais de comunicação como vídeos, podcasts, cards para as redes sociais, curso e a publicação de um Caderno de Estudos.

Encantar a Política também foi apresentado em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25) pelo presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo da diocese de Tocantinópolis (GO), Dom Giovane Pereira de Melo. “O projeto é um trabalho feito em mutirão. São muitos leigos e leigas, a partir de compromissos de engajamento em movimentos sociais, em organizações sociais da Igreja e em organismos de serviço, que se propõem, de modo muito qualificado, a apresentar e a contribuir com a cidadania. Há, também, uma presença muito forte e marcante dos nossos pastores através do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e do Conselho Permanente, que contribuíram e aprovaram esse projeto”, ressaltou Dom Giovane.

O Caderno

O material retoma questões centrais das encíclicas do Papa Francisco – Laudato si’ e Fratelli Tutti, da exortação apostólica pós-sinodal, Alegria do Evangelho (AE) – que tratam a Política como consequência do mandamento do amor. Dessa forma, contribui para a prática e engajamento das pessoas ao convite do Papa.

O caderno foi pensado para leitura e reflexão coletiva, nos grupos de base das comunidades, escolas de fé e política, entre outros espaços. Isso para alcançar as pessoas que estão na comunidade de base com uma vida pastoral ativa, como animadoras e animadores de culto, catequistas, ministras e ministros da Palavra, participantes de grupos e movimentos, e agentes de pastoral em geral.

A partir da leitura crítica espera-se que os leigos e leigas se animem a atuar na política como “forma sublime de caridade” exercendo assim uma cidadania ativa o que possibilitará a superação dos problemas cotidianos.
Em breve o material estará disponível para download.

Acompanhe o Lançamento do Projeto Encantar a Política:

No Youtube:

https://www.youtube.com/user/CNBBNacionalBrasilia
https://www.youtube.com/laicatodobrasil

No Facebook:

https://www.facebook.com/cnbbnacional/
https://www.facebook.com/conselhodeleigos

Fonte: Comunicação Movimento Nacional Fé e Política com informações da CNBB.