Encontro de Militantes em Fé e Política Renova o Esperançar

Encontro de Militantes em Fé e Política Renova o Esperançar

O Movimento Nacional de Fé e Política realizou recentemente um encontro on-line com militantes, que possuem proximidade com a temática e com o Movimento, para refletir sobre os desafios da atuação diante da realidade atual. Com o tema “É Tempo de Esperançar”, o encontro, que aconteceu no dia 17 de julho, reuniu cerca de 70 participantes, dentre eles dirigentes de movimentos sociais e de partidos políticos, vereadores, deputados estaduais e deputados federais de todo o Brasil.

Após apresentação do vídeo dos artistas pelo impeachment, momento de mística, reflexão e apresentação dos presentes, os participantes em grupos, levantaram os desafios para a luta no momento atual. A perda de vários companheiros e de milhares de pessoas pela pandemia no Brasil foi sentida e registrada. O conservadorismo na Igreja e na sociedade, descrédito, satanização e criminalização da política, o desemprego, assim como a cultura da intolerância e do ódio, espalhados pelo bolsonarismo, através de falas, gestos e fake News, divulgados pelas redes sociais, foram alguns dos desafios elencados e a serem superados.

Para combater a política de morte atual, foi unânime a necessidade  de  retorno ao trabalho de base e a apropriação e utilização das redes sociais com valores genuínos do Evangelho, além da necessidade do militante de Fé e Política contribuir com a Igreja em saída, de acordo com o Papa Francisco. O fortalecimento das pastorais populares, dos pequenos grupos, do reencantamento da militância e da juventude, a importância da participação cada vez maior nas mobilizações de rua, a relação efetiva e afetiva com os movimentos sociais e partidos progressistas e o aprofundamento do projeto do Bem-Viver, foram outros desafios apresentados.

Como encaminhamento do encontro foi sugerido a realização de encontros regionais, com o mesmo formato, para aprofundamento das questões e atingir mais pessoas.

Durante todo o encontro o cantor Zé Vicente esteve presente com suas músicas, que ao longo dos anos têm animado as comunidades de base e o Movimento de Fé e Política.

Inês Pandeló – Membro da Comissão Ampliada Nacional
Terezinha Toledo – Membro da Executiva Nacional