A vida em primeiro lugar.

A vida em primeiro lugar.
Foto: conexão fraterna

Vou votar na vida no domingo 29 de novembro. Vamos todas e todos votar na vida em Porto Alegre, São Paulo, Belém, Recife, Caxias do Sul, Pelotas, Juiz de Fora, Vitória e outras cidades com segundo turno nas eleições municipais. Vida em primeiro lugar, sempre! Há os candidatos a prefeito que dizem que a economia vem em primeiro lugar. E,…

Continuar lendo A vida em primeiro lugar.

Ultracapitalismo sem Bolsonaro — o plano da Globo

Ultracapitalismo sem Bolsonaro — o plano da Globo
Imagem: Aroeira

É claro e visível que Rede Globo assumiu uma linha editorial de oposição a Jair Bolsonaro. Ilude-se, porém, quem pensa que se trata de uma oposição ao “Governo”, como foi com relação aos governos do PT. O núcleo do governo real está nas mãos do Ministro da Economia Paulo Guedes. Todas suas medidas e propostas agradam as grandes empresas privadas…

Continuar lendo Ultracapitalismo sem Bolsonaro — o plano da Globo

Opções políticas diante da legislação do aborto

Opções políticas diante da legislação do aborto
Imagem: Mulheres que desenham – ilustração realizada pelo movimento mulheres que desenham (#WomenWhoDraw) para a marcha das mulheres de 2017

Em tempos eleitorais aumenta a circulação de mensagens de gente que usa o nome da Igreja Católica para justificar suas propostas e/ou para combater seus adversários. Convém esclarecer esse uso indevido do Cristianismo, porque ele prejudica tanto a Igreja quanto a boa Política. Toda pessoa deve votar nas propostas políticas que lhe parecem melhores. A Igreja aponta os valores e…

Continuar lendo Opções políticas diante da legislação do aborto

Os efeitos da tumultuada eleição Americana

Os efeitos da tumultuada eleição Americana
foto: BBC News

O presidente norteamericano Donald Trump, cada vez mais perto de ser vencido por Joe Biden em pleito muito disputado, recusa-se a aceitar a derrota. A despeito de um sistema eleitoral fragmentado, lento e confuso, o fato é que o mandatário estadunidense ameaça seriamente as instituições políticas de seu país. É um discurso golpista, como é inerente a extrema-direita que chegou…

Continuar lendo Os efeitos da tumultuada eleição Americana

A Inovação das Candidaturas Coletivas

As candidaturas coletivas surgem como um novo mecanismo eleitoral, de origem popular, ainda não legalizado, mas que estarão muito presentes nessas eleições municipais e devem ganhar o território nacional daqui para frente. Não é um instrumento legal de candidaturas, mas os grupos conseguem driblar as exigências da lei com muita criatividade, sem ferir a legalidade ou cometer algum tipo de…

Continuar lendo A Inovação das Candidaturas Coletivas

Política e ternura

Política e ternura
Foto: Jornal Diário

A frase do Papa Francisco, no Capítulo V – A POLÍTICA MELHOR, da Encíclica ‘FRATELLI TUTTI – Somos todos Irmãos e Irmãs!’ é marcante, senão histórica: “194. Na política, há também lugar para amar com ternura. Em que consiste a ternura? No amor, que se torna próximo e concreto. É um movimento que brota do coração e chega aos olhos,…

Continuar lendo Política e ternura

Fraternidade e amizade social

  O apelo de São Francisco de Assis em favor da fraternidade foi agora renovado pelo Papa Francisco para enfrentarmos juntos o desastre causado pelo covid-19. Publicada no dia 4 de outubro, a encíclica Sobre a Fraternidade e a Amizade Social, aponta o caminho da tão almejada Paz Universal. Este artigo quer ser um convite para a leitura do texto…

Continuar lendo Fraternidade e amizade social

Jesus diante da relação entre Religião e Política

Jesus diante da relação entre Religião e Política
replica

  Neste XXIX domingo comum do ano, o evangelho lido pelas comunidades (Mateus 22, 15 a 21) nos traz obrigatoriamente a discussão sobre como se dá a relação entre o caminho da fé e a realidade política. Este domingo ocorre em plena campanha eleitoral para prefeituras e câmaras municipais. Provavelmente, por todo o Brasil, muitos padres, pastores e animadoras de…

Continuar lendo Jesus diante da relação entre Religião e Política

A esperança é revolucionária

A esperança é revolucionária
foto cebs

"Esperar" é aguardar algo de que se tem certeza ou forte crença que virá. "Esperança" é a atitude subjetiva de crer além do que está dado pela configuração do presente. É esperar além das certezas e teimar em superar as inclinações mais pessimistas. Esperar em tempos favoráveis não é ter esperança. A esperança só floresce e se mostra em tempos…

Continuar lendo A esperança é revolucionária

Economia de Francisco e Clara para quê?

Economia de Francisco e Clara para quê?
Economia de Francisco

  Surpreendeu-me a entrevista de Luigino Bruni, publicada na edição de 15/09/20 do IHU. Diretor científico do congresso que, a pedido de Francisco, deve pensar uma economia capaz de “garantir a justiça social, a correta redistribuição dos recursos e a compatibilidade com o meio ambiente”, ele assume como ponto pacífico que essa economia é o capitalismo, devidamente aprimorado pelo cristianismo.…

Continuar lendo Economia de Francisco e Clara para quê?