Depois de Bolsonaro, o quê?

Ao participar da manifestação do dia 29 de maio, caminhando com um cartaz que pedia a extensão do auxílio emergencial, eu me sentia feliz por estar no meio da multidão de jovens que protestavam contra Bolsonaro e sua necropolítica. Uma dúvida, porém, me assaltava: depois de Bolsonaro, vem o quê? Como provavelmente muita gente faz essa mesma pergunta, partilho aqui…

Continuar lendo Depois de Bolsonaro, o quê?

Mundo do trabalho brasileiro: estamos deixando de ser uma sociedade de classes e nos transformando em uma sociedade estamental

  Não faz muito tempo o presidente Jair Bolsonaro, ao defender a flexibilização da legislação de proteção social, afirmou que os trabalhadores devem escolher entre ter emprego ou direitos. De lá para cá tivemos a aprovação da lei da terceirização, a Reforma Trabalhista e a consolidação do enunciado de que o negociado prevalece sobre o legislado. Note-se que a instituição de direitos associados ao trabalho no…

Continuar lendo Mundo do trabalho brasileiro: estamos deixando de ser uma sociedade de classes e nos transformando em uma sociedade estamental

Análise da realidade: estrutura e conjuntura

Apresentação Análise de conjuntura = processo que muda a estrutura  Estrutura: permanece (esqueleto) / Conjuntura: muda (carne). Analisar a conjuntura nacional dentro da grande realidade: do Planeta da Geopolítica mundial do Brasil No final Tendências: dominante / alternativa Apresentação “Pessimismo na análise, otimismo na ação” (A. Gramsci)  Distinguir âmbitos estruturais no tempo e no espaço: a Terra e sua comunidade…

Continuar lendo Análise da realidade: estrutura e conjuntura

Esperançar

Esperançar
foto:midianinja

Há um ano, 3 de março de 2020, saí de Porto Alegre para uma temporada de descanso em Florianópolis. Na volta, dia 12, passei por Passo Fundo para um Encontro da Educação Popular em Saúde, dia 14 rápida chegada na Capital para a Assembleia geral do CAMP, Centro de Assessoria Multiprofissional. No mesmo dia 14, me desloquei para o baile…

Continuar lendo Esperançar

Hora da desobediência civil

O exemplo recente é o do Pe. Júlio Lancellotti. Pegou a marreta e rebentou as pedras que a Prefeitura de São Paulo tinha colocado debaixo de um viaduto, para que os moradores de rua da região não pudessem ficar e dormir lá, sob um ‘teto’. Não sobrou uma pedra e agora as crianças brincam alegremente debaixo do viaduto, segundo testemunho…

Continuar lendo Hora da desobediência civil

Maria da Pandemia

Maria da Pandemia
Foto: Ernesto Benevides /AFP

Maria da Pandemia, Rogai pelos que estão entubados nos hospitais, Buscando um pouco de ar para sobreviver, Agonizando e morrendo na solidão. Rogai por seus familiares e amigos, Nessa hora de angústia, Quando a dor é maior. E a esperança menor. Rogai pelos médicos, enfermeiras, Profissionais da limpeza, religiosos, Todos os que cuidam dos contaminados. Livrai-nos da indiferença e dos…

Continuar lendo Maria da Pandemia

Campanha da Fraternidade: desafio às Igrejas

Nesta semana iniciou-se o tempo da quaresma. Por séculos este era o tempo das penitências que nos preparavam para celebrar a Páscoa da Ressurreição. Desde 1964, porém, motivada pelo sopro renovador do Concílio Ecumênico do Vaticano II, a Igreja Católica inaugurou uma nova forma de celebrar a quaresma: a Campanha da Fraternidade (CF). Em vez de penitência, solidariedade com quem…

Continuar lendo Campanha da Fraternidade: desafio às Igrejas

A Igreja do Brasil entre ataques e frissuras

Ás vésperas da Quaresma, fomos surpreendidos por ataques contra a Campanha da Fraternidade deste ano. Um grupo ultraconservador acusa o texto-base deste ano de ser contrário à doutrina da Igreja. Mais do que as acusações contra a fé, propõem um boicote à coleta realizada nas missas do Domingo de Ramos, destinadas às ações concretas impulsionadas por essa bela ação da…

Continuar lendo A Igreja do Brasil entre ataques e frissuras

Plenária Emergencial: Mutirão pela Vida

A 6ª Semana Social Brasileira (SSB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou na manhã do dia 03 de fevereiro, a reunião emergencial e virtual, com a pauta a partir da conjuntura social, política e econômica do mundo e do Brasil, e as consequências da pandemia da Covid-19, na…

Continuar lendo Plenária Emergencial: Mutirão pela Vida

Ler os sinais enviados por Deus

Nesta semana muitas Igrejas cristãs celebram a primeira manifestação de Cristo aos povos da Terra – a Epifania – que foi incorporada ao calendário popular como a festa dos “Santos Reis”. Sua origem está no Evangelho segundo Mateus (2, 1-12), que a tradição popular ornamentou dando aos magos o título de reis. Vamos aqui chamar a atenção para um elemento…

Continuar lendo Ler os sinais enviados por Deus