Grandes Projetos e seus impactos sociais e ambientais

por Ruben SiqueiraF CPT / Bahia – Nacional Articulação Popular São Francisco Vivo Rede Brasileira de Justiça Ambiental O que são grandes projetos? Empreendimentos públicos e/ou privados de infraestrutura que, em nome do desenvolvimento econômico e social, visam sustentar e potencializar a expansão do modo de produção capitalista de bens e serviços. Atualmente no Brasil, com o PAC – Plano…

Continuar lendo Grandes Projetos e seus impactos sociais e ambientais

Matriz Energética: Hegemonia e Alternativas

A matriz energética de um país se refere às fontes primárias utilizadas no processo de conversão energética responsável por oferecer à sociedade a forma de energia necessária para prover conforto, iluminação, força motriz, enfim, para “mover” e manter nossa sociedade nos padrões que conhecemos – ou melhorá-lo. Ao longo do tempo a engenhosidade humana aprendeu a “extrair” de uma imensa…

Continuar lendo Matriz Energética: Hegemonia e Alternativas

Esperanças que são sementes

Fala no Painel Entendendo as Crises Vanúbia Martins de Oliveira Comissão Pastoral da Terra – Campina Grande/PB Li em algum lugar, não lembro onde, que “o nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho…”.…

Continuar lendo Esperanças que são sementes

Carta do Assessor Artigas

Foi um prazer colaborar com o Encontro Nacional de Fé e Política. Acho que, especialmente no momento em que vivemos, a reflexão e a ação pastoral e social é muitíssimo importante. Acho que a gestão de Francisco é um avanço realmente importante para a Igreja da América Latina, uma oportunidade e um estímulo às ações de colaboração da Igreja, seja…

Continuar lendo Carta do Assessor Artigas

Painel: Entendendo as Crises

ROTEIRO DA REFLEXÃO PROPOSTA POR ALDER JÚLIO F. CALADO BUSCANDO ENTENDER AS CRISES COM DISCERNIMENTO E ALTERNATIVIDADE, ABERTOS AO QUE O ESPÍRITO TEM A NOS DIZER – Como seres humanos, como cidadã(o)s e como cristã(o)s, somos chamados a compreender e transformar incessantemente nossa realidade, a despeito de toda sua complexidade e dos nossos limites. – Um primeiro passo como condição…

Continuar lendo Painel: Entendendo as Crises

Moção das mulheres participantes do 10° Encontro Nacional de Fé e Política em defesa da Democracia

Nós mulheres, feministas, do campo e da cidade, da luta por direitos e contra a violência, integrantes/ dirigentes de partidos políticos e também sem filiação partidária, de diversos segmentos religiosos cristãos, das pastorais sociais, das Comunidades Eclesiais de Base, das Escolas de Fé e Política desse país, educadoras populares e de diversos movimentos sociais populares, reunidas nos dias 22, 23…

Continuar lendo Moção das mulheres participantes do 10° Encontro Nacional de Fé e Política em defesa da Democracia

Crise da Água

UMA DIMENSÃO DA CRISE CIVILIZACIONAL Roteiro para a apresentação CRISE DE UM MODO DE CIVILIZAÇÃO AVANÇO DA TÉCNICA E DA CIÊNCIA – Informação, comunicação, redes, etc. Mudanças no macro e no micro – das células ao Universo em descoberta. MUDANÇA NO MUNDO DOS VALORES- Mundo pós-cristão: pluralidade, diversidade, antagonismos, sectarismos, etc. MUDANÇA NA POLÍTICA E ECONOMIA: Império Global, Restos de…

Continuar lendo Crise da Água

Realizou-se com sucesso o 10º Encontro Nacional de Fé e Política

Pedro A. Ribeiro de Oliveira – membro da Coordenação Nacional do MF&P. Nos dias 22 a 24 de abril encontraram-se na Universidade Federal de Campina Grande (PB) mais de 800 pessoas para a grande troca de saberes e experiências em torno ao tema Bem-viver: águas da solidariedade, sementes de esperança. Acolhidos pela Diocese de Campina Grande, que indicou para coordenador do…

Continuar lendo Realizou-se com sucesso o 10º Encontro Nacional de Fé e Política

Conversa entre Inês Pandeló e o Movimento Fé e Política

Prezad@s companheir@s: Fiquei muito contente em ter a oportunidade de coordenar o grupo temático sobre os movimentos sociais. Os assessores José Henrique Artigas e César Sanson foram muito bons e possibilitaram um ótimo debate com uma sala lotada de pessoas de vários recantos do país. Esta foi a opinião de todos que participaram e quero aqui expressar que na minha…

Continuar lendo Conversa entre Inês Pandeló e o Movimento Fé e Política