SETEMBRO MÊS DO GRITO DOS EXCLUÍDOS VIDA EM PRIMEIRO LUGAR!

SETEMBRO MÊS DO GRITO DOS EXCLUÍDOS  VIDA EM PRIMEIRO LUGAR!
Arte oficial do Grito 2020

Setembro Chegou! Mês de comemoração da Independência do Brasil, um dos principais feriados nacionais brasileiros, comemorado no dia 07 de setembro, com toda a pompa dos desfiles oficiais. Mas, setembro também é tempo de primavera, que lembra flores, vida e a ousadia das classes populares para ocupar o final dos desfiles cívicos de 07 de setembro mostrando a realidade de…

Continuar lendo SETEMBRO MÊS DO GRITO DOS EXCLUÍDOS VIDA EM PRIMEIRO LUGAR!

Análise da conjuntura nacional

Análise da conjuntura nacional
Ilustração de Kseniia Gorshkova para takiedela.ru: Domestic abuse prevention.

  “O Brasil não é um terreno aberto onde nós pretendemos construir coisas para o nosso povo. Nós temos é que desconstruir muita coisa. Desfazer muita coisa. Para depois nós começarmos a fazer" (afirmação do presidente em visita aos EUA - março/2019).    Desde o início do governo Bolsonaro, nós estamos vivendo um processo de destruição do país. Nossas riquezas…

Continuar lendo Análise da conjuntura nacional

A 6ª Semana Social Brasileira como chave para Análise de Conjuntura

Tenho percebido depois de mais de 30 anos de realizar e participar de Análises de Conjuntura que não basta apresentar uma Análise. É preciso criar recursos para comunicá-la, visto que trago a preocupação de que ela contribua para compreensão da realidade e possibilite que quem dela participou, multiplique suas trocas e aprendizagens com outras pessoas da comunidade eclesial, do movimento…

Continuar lendo A 6ª Semana Social Brasileira como chave para Análise de Conjuntura

O MF&P se prepara para a nova conjuntura

O MF&P se prepara para a nova conjuntura
Reunião da coordenação do Movimento Nacional Fé e Política, Vitoria-ES

Após celebrar seus trinta anos de existência durante o 11º Encontro Nacional, o MF&P percebeu que, assim como para os equipamentos de informática, era chegada a hora de atualizar seu sistema de funcionamento. A Coordenação convidou pessoas que sabia serem atuantes nas bases locais e em entidades parceiras – CEFEP, CESEEP, NESP e Iser-Assessoria – para ajudar a projetar os…

Continuar lendo O MF&P se prepara para a nova conjuntura

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele – Lucas 10, 33-34

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele – Lucas 10, 33-34
Daniel Seidel, 52 anos, é mestre em Ciência Política pela UnB, membro da CBJP/CNBB e assessora a REPAM Brasil; integra a coordenação nacional do movimento fé e política.

Esse é o lema da Campanha da Fraternidade que a CNBB promove no período da quaresma, iniciando na quarta-feira de cinzas até a semana na Páscoa neste ano de 2020.

Continuar lendo Viu, sentiu compaixão e cuidou dele – Lucas 10, 33-34

Advento, a Esperança que faz acontecer!

Advento, a Esperança que faz acontecer!
Photo by Joanna Kosinska on Unsplash

Para todos nós cristãos e cristãs, o nascimento de Jesus Cristo é, sem dúvidas, o maior dos acontecimentos da história e o principal momento de intervenção divina na própria criação, visto ter-Se feito um de nós, nascido de uma mulher e vivido a condição humana, menos o pecado. Dessa forma, Deus estabelece uma comunicação direta com a humanidade, sem qualquer…

Continuar lendo Advento, a Esperança que faz acontecer!