Espiritualidade e Política

por Frei Betto Para justificar decepções e encobrir omissões, criamos estereótipos. Na atual conjuntura, a demonização da política e dos políticos. Tal maniqueísmo favorece exatamente o que se critica, a …

Domingo da Ressurreição

por Tereza Pompéia Cavalcanti – PUC-Rio – fonte: IHU –  Leituras: At 10,34ª.37-43;  Col 3,1-4;  Jo 20,1-9 As leituras de hoje nos surpreendem. Nos Atos dos Apóstolos vemos Pedro atravessar as …

Por que direitos humanos?

por Ivo Lesbaupin Se você defende a liberdade, você defende os direitos humanos; Se você defende a vida, você defende os direitos humanos; Se você é a favor da democracia, …

Marielle Franco: Quando as balas chegam atrasadas

Há uma semana, uma mulher negra, nascida e criada na favela da Maré, no Rio de Janeiro, defensora dos Direitos Humanos e dos direitos dos oprimidos e excluídos, revoluciona o país – por Maria Clara Lucchetti Bingemer

Os martírios de hoje e a cruz de Jesus

Em uma semana três pessoas ligadas aos movimentos sociais no Brasil foram assassinadas de forma brutal. A partir desses acontecimentos, o monge, teólogo e escritor Marcelo Barros nos apresenta uma reflexão e questiona a dificuldade que as Igrejas têm de relacionar essas três mortes à morte de Jesus, crucificado por defender uma sociedade mais justa e liberta. Ele questiona: “por que a Igreja que celebra a paixão de Jesus tem tanta dificuldade em se solidarizar e se inserir no martírio real que o povo sofre a cada dia”? Em tempos de celebração da Páscoa, o texto nos desafia a entender o martírio como forma de viver na certeza da ressurreição, trazendo presentes as testemunhas das lutas diárias por Justiça e Direitos Humanos.

Análise de conjuntura

por Pedro A. Ribeiro de Oliveira [1] Juiz de Fora, 7 de março de 2018 Apresentação Procurei neste texto abrir o horizonte temporal e espacial antes de chegar à análise …

Fantasiado de mim mesmo

por Frei Betto. Neste Carnaval me fantasiarei de mim mesmo. Arrancarei todos os adornos que me disfarçam aos olhos alheios: a postura arrogante, o olhar altivo, a função que me …

Dominicanos apoiam as Comunidade Eclesiais de Base

Frei José Fernandes, provincial da Ordem Dominicana no Brasil publicou uma carta a propósito do ataque de grupos contrários à espiritualidade político-libertadora, durante o 14º Encontro Intereclesial de CEBs. Vale …

Comunidades Eclesiais de Base

por Frei Betto Londrina (PR) abrigou, na semana de 21 a 27 de janeiro, o 14º Intereclesial Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Participaram 5 mil pessoas, entre indígenas, …