Curso para lideranças comunitárias

Curso para lideranças comunitárias
Curso para Lideranças

Com o tema Fé cristã e Política do Bem Viver, o movimento Fé e Política e o Regional II da Diocese de Cachoeira de Itapemirim, ES, realizaram no segundo semestre de 2019, um curso em quatro módulos, para lideranças comunitárias com a coordenação de Elizangela Altoé.

O primeiro módulo com o tema “O povo de Deus e a política do Bem Viver” aconteceu no dia 20 de agosto. Com a assessoria de Darcy Altoé e Monsenhor Rômulo Zagotto que conduziram uma dinâmica dando espaço a manifestação dos participantes e buscando, na caminhada do povo de Deus e na proposta de Jesus Cristo, luzes e forças para as lutas do povo na construção do bem viver.

O segundo módulo aconteceu no dia 17 de setembro de 2019 com o tema “A igreja e a política do Bem Viver”. Esteve conosco o padre Marcelo Moreira Santiago da Arquidiocese de Mariana. Desenvolveu a relação entre a Igreja e a política na história, considerando o valor da política para a igreja de forma especial na organização da Vida Social, com ênfase nas ações, valores e concepção da pessoa humana.

Curso para Lideranças Comunitárias
Curso para Lideranças Comunitárias

O terceiro módulo teve lugar no dia 15 de outubro de 2019, com o tema “A conscientização política” conduzido pelo professor e doutor Mauricio Abdalla. Trabalhou o conceito de consciência, bem como a formação da mesma. Aprofundou a relação entre política e poder e como isso se dá na organização política brasileira, com consequências atuais.

O quarto módulo aconteceu no dia 19 de novembro de 2019, com o tema “Cidadania e participação popular na perspectiva do Bem Viver” e a orientação do professor Daniel Seidel. Com foco no compromisso social e político do cristão e inspiração nos evangelhos e na orientação da igreja, apontando a prática nos conselhos de direitos, nos movimentos populares, nas políticas públicas, na defesa dos direitos humanos e na luta por justiça social.

O quinto encontro, aconteceu no dia 03 de dezembro de 2019, com assessoria local do movimento Fé e política: Darcy Altoé, Graça Andreatta,Célia Marochio e Monsenhor Rômulo Zagotto, trabalhamos na perspectiva da partilha, resgatando os temas estudados e levantando os pontos altos para cada tema e apontamos propostas concretas para continuidade dos trabalhos em 2020.

Fechar Menu