Amazônia: Culturas e Ecologia

O Papa Francisco teve a genial intuição de fazer da Amazônia o Sínodo que está acontecendo nesse mês de outubro de 2019 em Roma. Aqui em Juiz de Fora, pessoas se encontraram também para pensar a Amazônia. O Seminário aconteceu no dia 28 de setembro de 2019, promovido pelo Movimento Fé e Política. O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas e foi aberto ao público. Contou com a participação de diversos movimentos como a Frente Brasil Popular, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, o Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos, o Movimento Fé e Política e o Comitê de Cidadania/ Comissão Justiça e Paz/JF.

A atividade contou em seu início com apresentação artística da Caravana Mezcla de Palhaços, que garantiu gargalhadas e, ao mesmo tempo, conscientização sobre a questão das recentes queimadas na Amazônia. Ao longo das atividades foram exibidos documentários sobre a Amazônia, que traziam conteúdo informativo referente a questões como o desflorestamento, rios voadores, e a movimentos de resistência, como o dos guardiões da floresta. Após a apresentação dos vídeos, os presentes foram divididos em grupos e foi organizado um debate com discussões a respeito das questões apresentadas.

Além disso, o evento contou com lanche partilhado e venda de produtos orgânicos e agroecológicos produzidos por famílias assentadas do MTST, além da venda de livros e revistas. Houve também apresentação musical do Batuque Mineiro do Ingoma, que encerrou o Seminário.

Outro Seminário do Movimento Fé e Política – Zona da Mata está previsto para o dia 26 de outubro de 2019, de 9 às 16 Horas, no Sindicato dos Bancários. O tema será: Amazônia Interpela a Nossa Espiritualidade. Participe!