A caminho do 11° Encontro Nacional Fé e Política

Natal acolherá o encontro nos dias 12 a 14 de julho de 2019

Durante o Seminário Nacional de Fé e Política realizado em Fortaleza (CE) a equipe de Natal e Caicó trouxe a proposta de sediar o 11° Encontro Nacional de Fé e Política. A comitiva já trazia na bagagem o convite do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e o apoio de outras confissões religiosas, Universidade, Pastorais e movimentos sociais da Região. Desde então a equipe se reuniu três vezes com a coordenação nacional, sendo o último no dia 14 de junho. Ali foram dados os primeiros passos na construção do encontro nacional, já estando agendada outra reunião para dar andamento ao processo de organização. Acompanhemos essa partilha.

Como algo inédito nos processos preparatórios dos outros encontros nacionais contamos com a presença de Dom Jaime, que almoçou conosco e participou de quase toda a reunião e contribuiu com sugestões e reflexão sobre o difícil trabalho das Igrejas nesse momento de extremismos perpassado pelo ódio.

Estavam presentes também diáconos, padres atuantes nas pastorais sociais, pastores das Igrejas Batista e Betesda, padre Anglicano, representantes da Pastoral da Criança, da Pastoral Social, da Pastoral de Meio Rural, de Escola de Fé e Política, da Articulação do Fórum Social, da Articulação do CNLB, da Universidade, da Cáritas e da equipe de Caicó. Um representante da Igreja Batista enviou mensagem de adesão.

A análise de conjuntura motivada pela coordenação nacional do Movimento Fé e Política apontou que estamos numa mudança de época que junta a crise planetária e fim da civilização ocidental-cristã. Ela nos estimula a aprofundar o trabalho de formação de base e da educação popular. Nesse sentido, o 11° Encontro deve ser um espaço de debate e de troca de experiências em curso nas diferentes regiões do país, tendo presente o possível surgimento de uma nova forma de fazer política a partir das mobilizações sociais/ populares.

Além disso, o encontro pretende ser um momento ímpar para o Movimento Nacional Fé e Política que celebrará 30 anos de caminhada. Acontecimentos marcantes para o Nordeste também devem ser destacados: 60 anos do Encontro dos Bispos do Nordeste, 50 anos da criação da Comissão Pastoral dos Pescadores e 70 anos do SAR – Serviço de Assistência Rural do Rio Grande do Norte.

O tema, ainda em construção, aponta para dialogar com a realidade em que se encontra a sociedade brasileira e os clamores que emergem dos grupos de base espalhados pelo país: Ficou o indicativo de “DEMOCRACIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E ALTERNATIVAS SOCIAIS: SINAIS DOS TEMPOS NA CONSTRUÇÃO DO BEM VIVER”.

Foram também indicados os subtemas a serem trabalhados: Energias, Eco sol, Meio Ambiente, Cultura, Educação e Economia.

A programação deve ser iniciada às 15 horas da sexta-feira dia 12 com a mesa de abertura e uma análise de conjuntura feita por especialistas. A equipe pretende reinventar a dinâmica do Encontro, possibilitando a apresentação de três mesas com os temas-eixos, e ainda privilegiar o trabalho em grupos e criar uma forma de visibilidade e partilha dos conhecimentos produzidos por eles.

O público alvo do 11º serão os grupos, articulações regionais/ estaduais do Movimento, representantes de Escolas e/ou Pastorais de Fé e Política, de Pastorais e Movimentos Sociais, grupos de Jovens, estudantes e lideranças políticas interessadas e comprometidas com o tema e com a caminhada do Movimento.

Com muita alegria pela preparação desse momento importante para a construção de novas trilhas para nosso povo, a equipe espera em breve motivar os interessados com materiais informativos sobre o encontro e as condições para a participação.

O importante é que reservamos nossas agendas e os grupos já se mobilizem para estarmos juntos em Natal, cidade linda, de uma natureza exuberante pra ser apreciada e que será local de reflexão, de partilha, de celebração e construção de pistas para a jornada dos que se preocupam com a construção de uma sociedade do Bem Viver, com as lutas em defesa da justiça social, a espiritualidade político-libertadora e a superação das desigualdades aqui e agora.

E nós vamos acompanhando e seguindo em nossas lutas diárias!

VEJA TAMBÉM
Movimento Fé e Política do CE mobiliza a caminhada... Pensando em promover maior mobilização e fomentar os grupos locais no Ceará, a coordenação do movimento no estado organizou um folder que apresenta o ...
Laudato Si’, Ecossocialismo e Bem-Viver na conjunt... Encontro com Michael Löwy - Foto: Marco Arroyo Breve síntese1 do encontro com Michael Löwy Por Daniel Seidel2 Em parceria com o Centro Ecumênico d...
10º Encontro Estadual Fé e Política capixaba 10º Encontro Estadual Fé e Política capixaba O 10º Encontro Estadual Fé e Política capixaba bombou, neste dia 3/9, em Ibiraçu/ES. F...
O Brasil depois da paralisação: e agora? A paralisação dos caminhoneiros acendeu um sinal de alarme no cenário político e social brasileiro. Todas as instituições – exceto o mercado, que regu...