Economia de Francisco e Clara para quê?

Economia de Francisco e Clara para quê?
Economia de Francisco

  Surpreendeu-me a entrevista de Luigino Bruni, publicada na edição de 15/09/20 do IHU. Diretor científico do congresso que, a pedido de Francisco, deve pensar uma economia capaz de “garantir a justiça social, a correta redistribuição dos recursos e a compatibilidade com o meio ambiente”, ele assume como ponto pacífico que essa economia é o capitalismo, devidamente aprimorado pelo cristianismo.…

Continuar lendo Economia de Francisco e Clara para quê?

A beatificação do capital pela indústria de fármacos e biotecnologia

A beatificação do capital pela  indústria de  fármacos e  biotecnologia
Foto: Valor Econômico

Pouca gente confia em atividades econômicas e comerciais realizadas com dinheiro do narcotráfico, das máfias, do tráfico de pessoas e animais silvestres e de diversas formas de atividades ilícitas e violentas, cujo capital é da ordem de centenas de bilhões, lavados nos setores legais da economia. Muitos desconfiam da indústria de petróleo por causa de seu papel na deflagração de…

Continuar lendo A beatificação do capital pela indústria de fármacos e biotecnologia

Pequenas resistências, grandes vitórias contra Bolsonaro

Pequenas resistências, grandes vitórias contra Bolsonaro
Foto: Reprodução | Brasil de Fato

Mergulhados na avalanche de negatividades desse governo, talvez fique difícil imaginar que nossas resistências estão gerando importantíssimas vitórias do povo brasileiro contra tempos que poderiam ser ainda piores. Não se trata de falsos consolos, nem de suscitar falsas esperanças, mas de resistências importantes que podem nos animar a continuar nesse processo de resistir para existir. Não se trata de questões…

Continuar lendo Pequenas resistências, grandes vitórias contra Bolsonaro

Perdemos a independência. Ficamos com a Morte

Perdemos a independência. Ficamos com a Morte
Foto: Mauro Pimentel - AF

Dias de sol e calor tem marcado esse final de semana, com um monte de gente aglomerada nas praias e pontos turísticos em várias cidades brasileiras. Isso já havia acontecido em outros momentos nessa pandemia, sobretudo no Nordeste e na Região Norte, apesar do alto risco de contágio e dos milhares de infectados pela COVID-19. Só que agora vemos uma…

Continuar lendo Perdemos a independência. Ficamos com a Morte

Vida em primeiro Lugar !

Pela primeira vez, desde 1995, os setores populares que ousam ocupar o final do desfile cívico-militar do 7 de setembro não sairão de casa. Para evitar o alastramento da pandemia, o Grito dos Excluídos deste ano se realizará em forma virtual. A marcha que mostra a realidade de tantos brasileiros e brasileiras sem acesso a seus Direitos de Cidadania, neste…

Continuar lendo Vida em primeiro Lugar !

Fascismo galopante: Bolsonaro é bode que repele e agrada

Fascismo galopante: Bolsonaro é bode que repele e agrada
Foto: Isac Nobrega /PR

Observando o cenário sociopolítico e religioso no Brasil, nos últimos tempos, deparamos frontalmente com fatos que demonstram a urgência de se questionar o modelo que articula visceralmente o capitalismo (poder econômico) e uma democracia iliberal (poder político) com uma sociedade patriarcal-cristã-elitista. No campo político-institucional, um governo militar-miliciano coligado com o que há de pior dos setores do cristianismo, empresariado, agronegócio…

Continuar lendo Fascismo galopante: Bolsonaro é bode que repele e agrada

Reflexões indignadas de cristãs e cristãos católic@s

Reflexões indignadas de cristãs e cristãos católic@s
Fonte: Justificando

atualizado  21/08/20-18:40hs A atitude da cúpula da CNBB e os pronunciamentos de vários bispos católicos condenando a interrupção da gravidez resultante de estupros de uma menina de dez anos, gerou uma onda de indignação no Brasil. Um texto publicado neste site deu origem a uma nota de protesto contra os pronunciamentos e atitudes da hierarquia católica e solidarizando-se com a…

Continuar lendo Reflexões indignadas de cristãs e cristãos católic@s

Manifesto pela Vida

Manifesto pela Vida
Carta Pastoral 06/2020 em tempos de Covid-19

Ai dos que ao mal chamam bem; que fazem da escuridão luz, e da luz escuridão; põem o amargo por doce e o doce, por amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito! Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte, os quais por suborno justificam…

Continuar lendo Manifesto pela Vida

Santo Pedro

Santo Pedro
Da esquerda para a direita: Pedro Pontual, Selvino Heck, Pedro, Paulo Maldos e Alexandre Fonseca, todos então da equipe da Secretaria Geral da Presidência da República, na casa do Pedro / Arquivo pessoal

Estou muito triste e choroso. Estamos todas e todos muito tristes e chorosos. Ao mesmo tempo, estou alegre, estamos alegres. O Santo Pedro transvivenciou-ressuscitou dia 8 de agosto de 2020. E vai continuar nos acompanhando na luta da libertação, no amor pelos mais pobres, no sonho de uma América Latina livre e soberana, na utopia. Revisito com saudade a viagem…

Continuar lendo Santo Pedro

Pedro Casaldáliga,vida perseguida

Pedro Casaldáliga,vida perseguida
Dom Pedro Casaldáliga

O coração de Pedro Casaldáliga, catalão do mundo, deixou de bater no dia 8 de agosto de 2020, após 92 anos de existência terrena. Católico ecumênico, devoto de todas as missões de Justiça e Liberdade, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), Pedro fez sua travessia. O coração de Pedro, pedra e flor, poeta e profeta, "combatente derrotado de…

Continuar lendo Pedro Casaldáliga,vida perseguida